quadrinhos

Mauricio de Sousa inaugura a Estação Turma da Mônica em Olinda

No evento, o autor recebeu fãs e também falou sobre os próximos planos como empresário e criador

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/06/2019 às 11:14
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No evento, o autor recebeu fãs e também falou sobre os próximos planos como empresário e criador - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Duas vertentes coexistem no trabalho do quadrinista e empresário Mauricio de Sousa: a do criador, responsável por forjar personagens e histórias inesquecíveis, e a do homem de negócios, que soube como poucos transformar o próprio trabalho em produtos e brinquedos. Ícone do público infantil e quase tão famoso quanto as suas criaturas, o autor aos 83 anos continua a expansão inesgotável do seu universo. Neste sábado (8), ele inaugura a primeira unidade no Nordeste da Estação Turma da Mônica, que vai ficar no Patteo Olinda Shopping.

Leia mais: Daniel é autista e realizou o sonho de conhecer Mauricio de Sousa em Olinda.

O espaço não chega a ser um mini Parque da Mônica por conta dos brinquedos menos complexos – não há montanha russa ou roda gigante. Ainda assim, são várias opções de diversão: trenzinho, pista para corrida, terreno de construção, piscina de bolinhas, labirinto com fios e casa da árvore, entre outros – vale ressaltar que todos são voltados para crianças. Se o aparato é de qualidade, encanta ainda mais quem é fã pela relação com os personagens, da Mônica e da Magali até o Franjinha e o Astronauta.

A Estação ainda conta com espaço para festas e venda de comidas. Uma lojinha vende produtos da Turma da Mônica, especialmente bichinhos de pelúcia e bonecos. Infelizmente, pelo menos nessa abertura, não há ponto de venda de quadrinhos e livros do universo de Mauricio. A entrada custa R$ 69 e R$ 34,50 (meia) para o dia todo, com outras opções de passaportes para quem quiser ficar apenas uma certa quantidade de tempo.

Presente em Olinda para a abertura do espaço para convidados ontem, Mauricio veio acompanhado do filho, Mauro de Sousa, que gerencia o braço de espetáculos, parques e eventos na Mauricio de Sousa Produções – é também a inspiração para o personagem Nimbus. O criador da Turma da Mônica teve aqui o tratamento de um ídolo, atendendo ao público presente com fotos e autógrafos.

EDUCAÇÃO

Segundo Mauricio, a ideia de abrir a Estação no Nordeste vem do carinho que tem pela região – segundo ele, é daqui que chegam as cartas mais criativas para a sua empresa. Prestes a estrear um filme live-action, o Turma da Mônica – Laços, publicando animações com frequência no Youtube, expandido suas histórias para o público adolescente e adulto, Mauricio, empresário e criador, revela ainda ter planos para sua obra.

“Eu quero ajudar na educação. Eu vim de lá, educando ao lado da diversão. Sempre vou nos cantos e vejo a quantidade de pessoas que liam a Turma da Mônica na infância”, conta. Mauricio confessa que tentou contato, em gestões anteriores, com ministros da Educação, mas nunca teve abertura para engatar seus projetos. O primeiro experimento foi em parceria com o governo do Japão, distribuindo materiais que ajudam migrantes, especialmente os com descendência brasileira, a se integrarem e habituarem ao novo país. Sua ideia agora é desenvolver materiais, especialmente paradidáticos, para unir o gosto por histórias com conteúdos pedagógicos.

Nos quadrinhos, o seu mais recente projeto é o Geração 12, que traz a famosa turminha com 12 anos de idade. Além de mirar em uma nova faixa etária, a ideia é homenagear o traço clássico do mangá.

Últimas notícias