Abrazo

Caixa não esclarece razões para cancelar peça do Clowns de Shakespeare

Empresa alega descumprimento contratual, mas não detalhou de qual item

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/09/2019 às 17:18
Rafael Telles/Divulgação
Empresa alega descumprimento contratual, mas não detalhou de qual item - FOTO: Rafael Telles/Divulgação
Leitura:

O anúncio da suspensão das três sessões remanescentes de Abrazo, espetáculo do Clowns de Shakespeare (RN), no último sábado (7) e domingo (8), na Caixa Cultural Recife, pegou o público e o grupo de surpresa. Antes do cancelamento, chegou a ocorrer uma apresentação, às 15h. Nesta segunda-feira (9), a Caixa anunciou que rescindiu o contrato com o grupo, alegando que teria havido quebra contratual. A instituição financeira e gestora do espaço, no entanto, não indicou até o momento qual item teria sido desrespeitado pelo coletivo.

Em resposta ao questionamento do Jornal do Commercio sobre a suspensão das sessões, a empresa enviou a seguinte resposta: "A CAIXA informa que por descumprimento contratual cancelou o espetáculo Abrazo, com apresentações programadas no espaço cultural do banco. O contrato com o Clowns de Shakespeare foi rescindido, conforme comunicado ao Grupo nesta data". Também informou que os valores estão sendo restituídos diretamente na bilheteria, desde sábado (7), mediante apresentação do ingresso.

O grupo Clowns de Shakespeare diz ter sido pego de surpresa com o cancelamento da temporada, uma vez que não enxerga qualquer ação que possa ter configurado quebra contratual.

LEIA A NOTA OFICIAL DO GRUPO:

"No último sábado, dia 7 de setembro de 2019, após haver realizado a primeira apresentação do espetáculo Abrazo na Caixa Cultural Recife, fomos surpreendidos com o cancelamento da segunda sessão do dia, assim como das demais apresentações que seriam realizadas no dia seguinte.

Nesta segunda-feira recebemos um comunicado oficial da Caixa Econômica Federal informando a rescisão do contrato relativo ao restante desta temporada, que se estenderia até o próximo domingo, 15 de setembro, sob a genérica alegação de descumprimento contratual.

Nenhum esclarecimento adicional nos foi dado, o que nos moveu a solicitar da Caixa o parecer jurídico e a decisão administrativa relativos a essa rescisão, com detalhamento para que possamos analisar e nos posicionar apropriadamente sobre o caso.

Até o momento estamos perplexos diante dessa atitude, uma vez que não reconhecemos qualquer indício de infração que pudesse ter sido eventualmente cometida, pois cumprimos com tudo que estava contratualmente previsto.

O contrato de patrocínio celebrado com a Caixa decorreu de edital no qual se habilitou e foi selecionado o Grupo Clowns de Shakespeare, dentro das normas legais de seleção de projetos.

Esperamos que essa justificativa, genérica e lacônica, seja esclarecida pela Caixa, de forma a possibilitar ao grupo defender-se de tal alegação.

Agradecemos o apoio maciço que estamos recebendo de diversos setores da sociedade, e voltaremos a nos pronunciar tão logo a nossa solicitação de esclarecimentos seja atendida pela Caixa."

SOBRE ABRAZO:

Abrazo faz parte da Trilogia Latino Americana dos Clowns, que conta ainda com os espetáculos Nuestra Senhora de las Nuvens e Dois Amores y um Bicho. A produção é a única na trilogia destinada ao público infantil e foi a segunda a ser criada. No espetáculo, o diretor Marco França teve o desafio de montar a narrativa sem fala escrita e que trouxe para o universo da criança temas como guerras e proibições. Livremente inspirada em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, com roteiro dramatúrgico de César Ferrario, a obra convida os espectadores a uma jornada através do olhar de um menino que vive em um país onde não é permitido que as pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto uns com os outros.

Últimas notícias