Lamento

'Marcou época e contribuiu com a projeção do Estado no mundo', diz João Carlos Paes Mendonça sobre Francisco Brennand

Artista morreu na manhã desta quinta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 15:08
Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem
Artista morreu na manhã desta quinta-feira - FOTO: Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem
Leitura:

O empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e do SJCC, lamentou a morte do artista Francisco Brennand, nesta quinta-feira (19). João Carlos também destacou o legado artístico deixado pelo artista.

"A cultura de Pernambuco tem muitas marcas, sendo uma das mais ricas do País. E, sem dúvida, uma das grandes referências está justamente na produção artística de Francisco Brennand. É uma grande perda para todos. Sua obra marcou época e contribuiu com a projeção do Estado no mundo. Deixa para todos nós um dos maiores valores: sua produção artística que tanto nos orgulha”, evidenciou o empresário.

Políticos e personalidades também lamentaram a morte do Brennand

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez um minuto de silêncio em homenagem a Brennand e ao Mestre Dila, que morreu nessa quarta-feira (18).

O ex-prefeito e atual vereador do Recife, João da Costa (PT), ressalta a sorte que a cidade teve em ter sido 'agraciada pelo artista com diversas artes expostas ao ar livre', e desejou conforto aos familiares e amigos. 

"A cultura pernambucana perde uma referência com o falecimento do artista Francisco Brennand. Francisco é um dos ícones das artes visuais do Brasil e do mundo, sendo reconhecido por seu trabalho em cerâmica com contornos únicos. Recife teve a sorte de ser agraciado pelo artista com diversas artes expostas ao ar livre com painéis e outras manifestações, a exemplo de uma das mais famosas, a do Parque das Esculturas, no Marco Zero. Sua oficina, na Várzea, é um dos mais belos passeios de nossa cidade e respira cultura. Seu desaparecimento representa um vácuo em nossa sociedade. Desejamos que Deus conforte sua família e amigos.”

>>> Veja imagens históricas do artista plástico Francisco Brennand

Isaltino Nascimento (PSB), o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), relembra os principais trabalhos de Brennand e deseja 'luz e paz' à família

"É com pesar que falamos do falecimento do grande artista plástico pernambucano, Francisco Brennand, hoje, aos 92 anos. Desenvolveu seu trabalho com diversos suportes, entretanto é mais conhecido pelo seu trabalho como ceramista onde é autor de importantes espaços culturais da cidade do Recife, como a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. Em 2017 foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes - Grã Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco. Meus sentimentos à família. Muita luz e paz nesse momento."

O senador Cristovam Buarque (PPS-PE), lamentou a perda e comparou o artista ao educador Paulo Freire.

>>> Veja onde estão as mais conhecidas obras de Francisco Brennand

O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE), agradeceu à contribuição de Brennand pela arte de Pernambuco.

O Sport Club do Recife, publicou uma homenagem ao artista, desejando condolências à família e admiradores.

A direção do Cine PE destacou os valores culturais promovidos por Brennand.

"Enquanto parte integrante dos valores culturais de Pernambuco, o Cine PE - Festival do Audiovisual, através da sua Direção e equipe, incorpora-se às manifestações de pesar pela morte do artista plástico e empreendedor cultural Francisco Brennand. Todo Brasil lamenta e chora hoje pelo falecimento desse ícone que foi Francisco Brennand. Certamente, um dos maiores de sua arte, cidadão universal e exemplo da genialidade e do talento dessa multiculturalidade tão recifense e tão pernambucana. Lamentamos a morte do homem Francisco. Mas, reconhecemos que sua obra permanecerá imortal. Sempre."

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também lamentou a morte do artista.

“Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus mais brilhantes artistas, notícia recebida por mim com profundo pesar. Francisco Brennand era um grande mestre da nossa cultura, levando seus traços de beleza e criatividade para diversas partes do mundo. Suas obras, capazes de traduzir o imaginário popular, nos deixam um legado de talento para as futuras gerações. Os títulos de ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista só reforçam a sua trajetória brilhante, ao longo de quase um século de historia. Quero deixar aqui os meus sinceros pêsames e um abraço fraterno para todos os seus familiares e amigos”

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, destacou o legado cultural deixado por Brennand.

"O Brasil perdeu hoje um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, o pernambucano Francisco Brennand. A sua arte reconhecida nacional e internacionalmente, faz parte da vida do Recife e projetou nossa cultura para o mundo. Sua arte sobreviverá incorporada à cultura de Pernambuco e do Brasil. Deixo aqui minha solidariedade à família, amigos e ao povo de Pernambuco."

Confira a entrevista de Brennand na TV JC

Últimas notícias