Luto

Morre o percussionista Edwin de Olinda, aos 51 anos

O músico estava no Rio de Janeiro e tocou por 26 anos com Alceu Valença

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 05/02/2020 às 11:24
Facebook/Reprodução
O músico estava no Rio de Janeiro e tocou por 26 anos com Alceu Valença - FOTO: Facebook/Reprodução
Leitura:

atualizada às 12h06 de 06 de fevereiro de 2020

Morreu nesta quarta-feira (5) o músico Edwin Barbosa, mais conhecido como Edwin de Olinda, aos 51 anos. Segundo informações publicadas por seu filho, Edwin Santos, no Instagram, o percussionista faleceu às 3h30 da madrugada no Hospital Miguel Couto, do SUS, no Rio de Janeiro. Por anos, ele tocou ao lado de Alceu Valença, que escreveu uma música em sua homenagem, chamada Quando Edwin Desce a Ribeira.

>> Leia mais: 'Temos que repor a verdade', diz Alceu Valença após acusação de filho de Edwin de Olinda

>> Leia mais: Alceu Valença: o homem-frevo

>> Veja a programação do Carnaval de Olinda 2020

Ainda de acordo com o texto publicado por Edwin Santos, o músico estava internado há cerca de dois meses, após uma série de entradas e saídas no hospital, onde realizou hemodiálise diariamente. Ele lutava contra uma bactéria hospitalar e outras comorbidades. Edwin sofria de uma forma severa de diabetes.

PROCESSO

Em sua publicação no Instagram, o filho escreveu ainda que o pai morreu sem direito à aposentadoria pois não teria obtido o reconhecimento dos seu tempo de serviço como integrante da banda de Alceu Valença, com quem tocou exclusivamente por 26 anos. Há um processo em tramitação no TRT/6 de Olinda desde 2014 para tentar resolver a questão. "A iniciativa de dar entrada no processo deu-se a partir da gradativa exclusão dos shows em virtude da sua doença, com histórico de amputações de membros inferiores", afirmou na publicação.

A assessoria de Alceu Valença foi procurada e enviou nota sobre o assunto. Leia:

“Na qualidade de advogada de Alceu Valença, venho tecer os seguintes comentários diante das recentes notícias veiculadas na imprensa. Primeiramente, lamento o falecimento do percussionista Edwin de Olinda, deixando meus sentimentos aos familiares e amigos. O falecimento de alguém, sobretudo de forma precoce, é algo que entristece e machuca nossos corações. Entretanto, por mais emotivos e sensíveis que possamos estar nesse momento, temos que repor a verdade.

Edwin era um excelente percussionista, tocou com Alceu Valença, Carlinhos Brown, Stanley Jordan e diversos outros artistas consagrados. Muito conhecido nas ladeiras de Olinda, chegou a concorrer para deputado estadual por Pernambuco, em 2010. Edwin tinha sua própria trajetória de vida pessoal e profissional.

Talvez mal conduzido por pessoas próximas a ele, resolveu, em 2014, ingressar com ação judicial em face de Alceu Valença e empresas postulando reconhecimento de vínculo empregatício e outros direitos.

Culpabilizou Alceu pela doença (crônica) de diabetes que já possuía há longo tempo, trazendo também uma série de inverdades no intuito de se beneficiar financeiramente.

Pois o judiciário trabalhista veio a inocentar Alceu Valença e empresas, em 1a e 2a instâncias, entendendo que o Sr. Edwin não tinha razão. Ao contrário do que foi informado para a imprensa, este processo já transitou em julgado, vale dizer, não cabe mais recurso. Por sua postura processual, o Sr. Edwin foi ainda considerado como litigante de má-fé.

Espero assim ter esclarecido todas e quaisquer dúvidas no que concerne ao referido processo.

Atenciosamente,

Fabricia Guterman Lerner
OAB/RJ 98.914"

 

Ver essa foto no Instagram

Morre hoje precocemente aos 51 anos no Rio de Janeiro o percussionista Edwin Barbosa, mais conhecido como Edwin de Olinda. O músico morreu aguardando um reconhecimento de vínculo empregatício com o cantor ALCEU VALENÇA, a quem se dedicou exclusivamente por 26 anos e que levou a cultura popular de Olinda e de Pernambuco para o mundo. O processo tramita no TRT 6, desde 2014, aguardando julgamento do recurso que se estende até hoje. A iniciativa de dar entrada no processo deu-se a partir da gradativa exclusão dos shows em virtude da sua doença ( diabetes severo), com histórico de amputações de membros inferiores. Morreu hoje as 03:30 da madrugada no Hospital Miguel Couto (SUS) no Rio de Janeiro, onde vinha internado há mais ou menos 2 meses, após internações seguidas num período de 6 meses, realizando hemodiálise todos os dias, lutando contra uma bactéria hospitalar e outras comorbidades. Faleceu no hospital sem ter direito a uma assistência devida por não ter recursos para custear seu tratamento. O músico não teve direito a uma aposentadoria para garantir sua dignidade e integridade física por não ter registro em carteira profissional dos anos trabalhados para o cantor Alceu Valença e Tropicana produções. Hoje os tambores silenciam em reverência a sua partida! Edwin de Olinda deixou um filho e uma companheira que aguardam e esperam que a justiça humana ou divina sejam feitas. https://youtu.be/9JIT1jcqe1A

Uma publicação compartilhada por Edwin Santos (@edwinsadv) em

REPERCUSSÃO

Através de sua conta no Twitter, a vice-governadora de Pernambuco e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, expressou seu pesar pela morte de Edwin de Olinda. Segundo ela, o músico era "uma figura muito querida e indissociável da cena local, músico genuinamente olindense".

O atual prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também se pronunciou publicamente sobre a perda do músico: "Edwin de Olinda tinha um talento marcante e levava a cultura da nossa cidade para o mundo inteiro. Foi com muito pesar que recebi a notícia do seu falecimento".

Últimas notícias