Após um período afastada, em função da descoberta de um câncer de pulmão, a apresentadora Ana Maria Braga voltou a apresentar o programa "Mais Você", da Rede Globo, para a alegria do público, nesta segunda-feira (2). Desde o dia 31 de janeiro, Ana Maria não estava a frente do programa, que vinha sendo apresentado por Patrícia Poeta e Fabrício Battaglini.
Já no início do programa, Ana Maria agradeceu pelo carinho do público em sua batalha contra o câncer. Ela foi surpreendida com uma homenagem de fãs espalhados por todo o Brasil mandando mensagens de apoio e de torcida para o retorno dela ao programa.
Tratamento do câncer
A apresentadora falou sobre seu tratamento, que ainda está sendo feito e "felizmente, tem dado muitos bons resultados." Ela explicou também sobre seu tratamento: imunoterapia, feito junto com a quimioterapia, no qual próprio sistema imune do paciente para combater o câncer.
“Todos nós temos um poder imenso dentro da gente. A gente tem bilhões de células no organismo, e caso você tiver passando por uma situação como a minha, se a gente enxergar cada célula dessa como um aliado seu, afinal, a gente entra em uma guerra, você deve usar o sistema imune. Nós estamos municiando essas células para que elas possam entrar na guerra junto com você, contra o inimigo, que no meu caso, é o tumor cancerígeno. Se você acreditar que o seu organismo estar lutando junto com você, elas vão entender o recado e vão se comportar como você deseja que elas se comportem: guerreiras como você.”, explicou Ana Maria sobre seu tratamento.
Pra começar a semana com tudo: acredite no seu poder, acredite na sua força! ? #MaisVocê pic.twitter.com/KewYPo7G8A
— Globo (@RedeGlobo) March 2, 2020
>> Dias após anúncio de câncer, Ana Maria Braga se ausenta do Mais Você
>>Ana Maria Braga, em tratamento contra câncer, se casa com Johnny Lucet
O que é o adenocarcinoma
O adenocarcinoma, tumor que acomete a apresentadora Ana Maria Braga, é maligno, deriva de células glandulares e pode afetar quase todos os órgãos do corpo. No caso de Ana Maria, afetou o pulmão. Em geral é um tipo de câncer bastante agressivo e de difícil remoção cirúrgica, causando um diagnóstico bastante desfavorável.
O câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o primeiro no mundo, desde 1985, tanto em incidência, quanto em mortalidade. Fazer uso de cigarro ou estar exposto passivamente à droga constituem fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em 2018, no Brasil, foram 31.270 novos casos. A doença pode não apresentar sintomas, mas o paciente também pode manifestar tosse persistente, dor no peito, piora da falta de ar, pneumonia recorrente e escarro com sangue, segundo o Inca.
Apoio nas redes sociais
No twitter, internautas se emocionam e vibram pelo retorno da apresentadora ao Mais Você.
Tô emocionada com a Ana Maria Braga falando sobre câncer!???? Essa mulher é positividade e luz! Chorei ????♥?
— Yas? (@YasFarias98) March 2, 2020
O positivismo da Ana e a maneira de encarar e lutar contra a doença só engradece ainda mais a heróina que ela é.#Anamariabraga
— Luana ????? (@LuanaLi72670106) March 2, 2020
Força Ana, você é inspiração! Vai dar tudo certo. #MaisVocê pic.twitter.com/klIYxp651s
— Diogo Lamarque (@diogolamarque) March 2, 2020