UNIÃO

Diego Luna lança iniciativa para conciliação após eleição mexicana

Ator é apoiado por pessoas como Alejandro González Iñárritu, Gael García Bernal, Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro, Julieta Venegas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/06/2018 às 13:36
ALFREDO ESTRELLA/AFP
Ator é apoiado por pessoas como Alejandro González Iñárritu, Gael García Bernal, Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro, Julieta Venegas - FOTO: ALFREDO ESTRELLA/AFP
Leitura:

O ator mexicano Diego Luna apresentou nesta terça-feira (19/6) uma iniciativa que convida a sociedade a agir com respeito depois das eleições de 1º de julho para reconciliar os mexicanos após um processo eleitoral que esteve marcado pela polarização e violência. A convocação, chamada El Día Después (O dia seguinte), é apoiada pelos mexicanos vencedores do Oscar Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Emmanuel Lubezki.

"Vamos nos levantar aqui, em 2 de julho, para nos acompanharmos, nos protegermos, nos ajudarmos e nos encontrarmos", disse Luna em uma entrevista coletiva na Cidade do México. "Trata-se de baixar o ímpeto de confronto e adentrar na reflexão, que é o que uma eleição pede de nós".

A iniciativa também é impulsionada por outros rostos conhecidos da cultura no México, como a diretora da Orquestra Sinfônica de Queensland, Alondra de la Parra, os atores Gael García Bernal e Luis Gerardo Méndez, assim como as cantoras e compositoras Natalia Lafourcade e Julieta Venegas.

El Día Después se resume em um manifesto que fala da busca da tolerância, de exercer uma atitude crítica com os governantes e lutar contra a corrupção.

Violência

A poucos dias das eleições nas quais os mexicanos escolherão o sucessor do presidente Enrique Peña Nieto, a violência não para. Durante o atual processo eleitoral 114 políticos foram assassinados.

"Como estamos falando de uma eleição que está a dias (de ser realizada) e há 114 candidatos assassinados? Quem garante a nossa segurança? Há uma que podemos garantir, a de cidadãos para cidadãos", destacou o histrião de 38 anos.

Sobre as votações nas próximas eleições, o ator de Rogue One: uma história Star Wars exortou os mexicanos a emitir um voto responsável e informado.

"O voto é muito importante, é vital, mas é apenas um passo à democracia, e o que me preocupa é o país onde vamos acordar em 2 de julho, vença quem vencer", concluiu.

Últimas notícias