Resistência

Artistas nacionais para se conhecer no Dia da Visibilidade Lésbica

Literatura, cinema, música e artes visuais trazem fortes autoras que se firmam e resistem enquanto mulheres lésbicas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/08/2018 às 12:50
Foto: Reprodução
Literatura, cinema, música e artes visuais trazem fortes autoras que se firmam e resistem enquanto mulheres lésbicas - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Hoje, 29 de agosto, é a data escolhida para ser o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Ela remete ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, realizado em 1996. Nessa data, entidades ligadas ao combate à lesbofobia realizam ações por todo o país para refletir sobre as opressões e invisibilidade contra essas mulheres.

No mundo das artes, personalidades se firmam nessa luta de variadas maneiras, de Virginia Woolf a Jodie Foster, seja em suas abordagens incisivas sobre essas questões em suas artes, mas também no corajoso ato de afirmarem suas existências como mulheres lésbicas, suportando a ignorância e as ofensivas reações contra o fato de apenas serem o que são.

Lésbicas na literatura e atuação

Na literatura brasileira, uma das grandes expoentes dessa posição é a paulista Cassandra Rios, pseudônimo de Odete Rios. Colocou aspectos de sua vivência em sua escrita em pleno contexto da ditadura militar no país. Sua primeira publicação, A Volúpia do Pecado, chegou a vender mais de 300 mil exemplares. Ela é considerada a primeira mulher a vender um milhão de exemplares de livros no Brasil e chegou a ter todos os seus livros censurados pelo governo ditatorial. Elaborava bem a questão do erotismo feminino, se desviando dos ideias de amor romântico atribuídos a personagens femininas. Faleceu em 2002, aos 69 anos.

Outra que também se posicionou firmemente nesse contexto é Vange Leonel. Cantora, compositora, jornalista, dramaturga, Leonel coleciona uma série de ocupações até sua morte, em 2014. Seus textos carregavam bem sua experiência como mulher lésbica no Brasil. Publicou Grrrrls: Garotas IradasLésbicas, ambos coletâneas de crônicas sobre o universo LGBT, e o romance Balada para Meninas Perdidas

Entre atrizes, temos recentemente o exemplo da atriz Nanda Costa, atualmente em cena na novela Segundo Sol, se assumiu homossexual, ao revelar seu relacionamento com a percussionista LanLan no dias dos namorados deste ano. Em seu atual trabalho na ficção, a atriz interprete Maura, uma agente da polícia que sofre pressão ao se revelar lésbica. No cinema, Nanda estrelou Febre do Rato, de Cláudio Assis, e, mais recentemente, protagonizou Entre Irmãs.

Outra jovem atriz que também se posicionou na causa é Bruna Linzmeyer, que assumiu seu namoro com Priscila Visman em maio de 2016. Desde então, vem se referindo como lésbica e sapatão, demonstrando seu afeto por Visman abertamente nas redes sociais. Ela esteve no segundo longa-metragem dirigido por Selton Mello, O Filme da Minha Vida, e estará em O Grande Circo Místico, filme de Cacá Diegues exibido em Cannes. 

Últimas notícias