Críticas

Fukushima retira polêmica estátua de criança com roupa antirradiação

Batizada 'Sun Child', estátua localizada em Fukushima, palco do desastre nuclear de 2011, será retirada após críticas sobre exposição da imagem da região

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/08/2018 às 9:10
Foto: Kenji Yanobe/Reprodução
Batizada 'Sun Child', estátua localizada em Fukushima, palco do desastre nuclear de 2011, será retirada após críticas sobre exposição da imagem da região - FOTO: Foto: Kenji Yanobe/Reprodução
Leitura:

A cidade japonesa de Fukushima decidiu retirar a estátua de um garoto com um uniforme amarelo de proteção contra radioatividade, após críticas de que sua exposição prejudica a imagem da região.

"Me pareceu impossível continuar expondo uma estátua que se supunha ser 'um símbolo de reconstrução', se os cidadãos estão divididos a esse respeito", explicou o prefeito de Fukushima, Hiroshi Kohata, em um comunicado, no qual pediu desculpas a quem a obra tiver "ferido sensibilidades", nessa região gravemente afetada pelo acidente nuclear de março de 2011.

De 6 metros de altura e inaugurada no início de agosto, a obra "vai ser retirada o mais rápido possível". Ainda não se decidiu qual será seu destino.

Sun child, como foi batizada, representa um menino com um capacete em uma mão, exemplo de que o ar agora está limpo, e um sol na outra, símbolo de esperança. No torso, vê uma tela que mostra "000" para destacar a ausência de radiação.

Pedidos da população

Vários internautas consideraram que a estátua é "sinistra" e que não contribui para restabelecer a reputação de Fukushima.

A cidade de Fukushima é a capital da região administrativa homônima, sede da central nuclear destruída pelo tsunami de 11 de março de 2011.

A catástrofe nuclear de Fukushima, a pior desde o acidente de Chernobyl (Ucrânia) em abril de 1986, provocou a retirada de milhares de habitantes. Muitos nunca mais voltaram para suas casas.

O autor da escultura, Kenji Yanobe, havia explicado que, com sua obra, quis transmitir uma mensagem positiva. Em sua página on-line, disse "lamentar" a decisão de retirada da estátua, embora também não queira ver seu trabalho como alvo de polêmica.

Últimas notícias