CAPACITAÇÃO

Ministério do Turismo abre selação com 110 bolsas de estudo para Reino Unido e Espanha

Dentre os pré-requisitos, é necessário estar matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 17/07/2014 às 11:15
Leitura:

Estudantes brasileiros de Turismo e/ou Hospitalidade podem se inscrever até o dia 31 deste mês no Projeto de Qualificação Internacional. O objetivo do programa é realizar cursos de capacitação na área e aperfeiçoar a fluência em inglês ou espanhol em escolas de excelência no Reino Unido e na Espanha. O edital foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério do Turismo.

Serão concedidas 110 bolsas de estudo, sendo 60 para a Espanha e 50 para o Reino Unido, aos alunos com a pontuação mais alta e devidamente aprovados no processo seletivo. Os dois países foram escolhidos por serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior.

Para realizar a inscrição, que deve ser feita pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é necessário estar matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade, ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol. O estudante deve se inscrever para o processo seletivo em apenas um dos países.

O curso terá duração aproximada de três meses e incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, eventos como a Copa do Mundo exigem especialização profissional. “A atual projeção internacional do Brasil, favorecida pela realização de grandes eventos esportivos no país, está intensificando a demanda do setor turístico por profissionais com melhor qualificação técnica”, disse.

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para as bolsas podem consultar os editais nº 01/2014 (Espanha) e nº 02/2014 (Reino Unido), publicados no último dia 14 de julho no Diário Oficial da União. Mais informações devem ser obtidas por e-mail ([email protected]) e pelo telefone (61) 2023-8293.

HISTÓRICO - O projeto pioneiro de qualificação profissional aconteceu em Portugal, em 2013, com 50 estudantes brasileiros bolsistas, com aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa.

Últimas notícias