A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) tem observado que nos novos hábitos de consumo e atenção ao uso correto de alguns equipamentos podem ajudar na redução da conta de energia. Com isso, a Celpe dá dicas que auxiliam na mudança de comportamento para que se obtenha o melhor desempenho dos eletrodomésticos, enquanto se busca o consumo eficiente de energia.
Leia Também
- Com investimento recorde, Celpe aposta na tecnologia para prevenir acidentes
- Nova subestação da Celpe amplia fornecimento de energia no Sertão
- Celpe lamenta morte de jovem em subestação em Limoeiro
- Celpe prepara esquema especial para as eleições deste domingo
- Celpe seleciona projetos de eficiência energética
Aparelhos elétricos de refrigeração
Aparelhos elétricos de refrigeração, como geladeiras e ar condicionados, e de aquecimento, como ferros de passar e chuveiros, são os que mais demandam energia no ambiente doméstico e, por isso, deve-se evitar que permaneçam ligados por longos períodos. A Celpe orienta o ajuste do condicionador de ar para que fique na temperatura confortável (cerca de 23° C). A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A dica é recorrer a ventiladores para manter o clima agradável, após a refrigeração do cômodo. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Pois além da higiene, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.
Geladeiras e freezers
Uma das alertas da companhia é o estado de conservação das geladeiras. Quando em mau condições, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de um residência. Já para evitar desperdício de energia, os freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação da Celpe é observar periodicamente a borracha de vedação, pois se ela estiver ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.
Chuveiros, fornos e ferros elétricos
A Celpe recomenda colocar o chuveiro elétrico sempre na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Já os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. Importante lembrar que deve-se evitar desligar e reaquecer o equipamento com frequência.
Churrasqueiras elétricas, grills, aparelhos de som e ventiladores
Deve-se ainda estar atento para o uso de itens como churrasqueiras elétricas e grills. A melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. O uso de aparelhos de som em alto volume, bem como de ventiladores na velocidade máxima, resulta também em maior gasto de energia.
Iluminação
Na questão da iluminação, a Celpe observou que as lâmpadas de LED tem ainda melhor desempenho do que as fluorescente normais e economizam cerca de 80% de energia elétrica com maior durabilidade. Um ambiente pintado em cores claras e que fique com as janelas abertas o maior tempo possível também contribui para a eficientização do consumo de energia.
A Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante a escolha por produtos que apresentam o Selo Procel (que indicam os aparelhos mais eficientes e que consom menos energias.