Energia limpa

Hospital da Mulher do Recife recebe projeto piloto de energia limpa

Objetivo do projeto é tornar o consumo do hospital sustentável

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 29/01/2020 às 11:56
Gabriela Carvalho/JC Imagem
Objetivo do projeto é tornar o consumo do hospital sustentável - FOTO: Gabriela Carvalho/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife (PCR) reuniu gestores, consultores e especialistas, nesta quarta-feira (29), para o Workshop de Lançamento do LEDS Lab no Hospital da Mulher do Recife (HMR). O HMR vai receber o projeto piloto de eficiência energética, com o objetivo de tornar o consumo de energia do primeiro Hospital de grande porte da Prefeitura do Recife sustentável. O objetivo do programa é o desenvolvimento de projetos financiáveis para a eficiência em energia limpa em equipamentos públicos municipais.  

>> Entenda como a energia limpa do Nordeste freou emissões de gases no Brasil 

A PCR teve seu projeto de eficiência energética em equipamentos públicos selecionado no programa Urban-LEDS II para receber apoio direto de uma consultoria especializada contratada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

O Recife Cidade Eficiência Energética (RCEE) concorreu com outros projetos apresentados pelas cidades de Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Sorocaba/SP, e foi contemplado pelo LEDS Lab, assim como a cidade de Belo Horizonte.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), fez a abertura do Workshop de lançamento do projeto e aproveitou para falar sobre a crise climática. “Falar em sustentabilidade não é só falar no meio ambiente, mas também falar em tudo que diz respeito a vida das pessoas. É importante compartilhar as boas ações que estão funcionando em outros lugares do mundo”, comentou.

Geraldo Julio, que também é presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI para a América do Sul, falou da importância de cuidar do meio ambiente. “Essa questão é tão urgente e a humanidade está tão atrasada que o máximo de intercambio e troca de informações que tivermos vai ajudar todo mundo a ter uma política de sustentabilidade e fazer um enfrentamento a essa crise climática. Todos os dias o planeta nos mostra que estamos vivendo uma crise climática”. 

O secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpetuo, explicou mais sobre os objetivos do projeto. “O LEDS Lab é um projeto que acontece em 8 países. Recife é uma das cidades que lidera esse movimento, mas esse projeto também acontece em Fortaleza, Caruaru e Rio de Janeiro. O que nós estamos fazendo e um movimento para criar políticas municipais de enfrentamento a crise climática.

Segundo Perpetuo “o grande desafio é integrar a política de clima aos instrumentos de planejamento urbano. É fazer com que toda aquela mensuração de emissão de gás do efeito estufa e as suas metas de redução esteja vinculadas aos processos de licenciamento urbano, nas licenças para o setor privado desenvolver suas atividades econômicas, todos na consciência coletiva em prol do meio ambiente”, explicou. 

Ecoevento

O workshop realizado no Hospital da Mulher é o primeiro evento do Nordeste a quantificar a emissão de gases de efeito estufa em tempo real. Por meio de uma calculadora de emissões de GEE, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com a CF Engenharia, todo o impacto ambiental do evento foi contabilizado em tempo real levando em consideração o deslocamento de pessoas, uso intensivo de energia elétrica, além da geração de resíduos da alimentação que foi oferecida no local. 

Com o resultado da emissão do evento será realizada a compensação, por meio de plantio de árvores, na área verde do Hospital da Mulher do Recife ou em uma das três comunidades identificadas como as mais vulneráveis da cidade pelo Índice de Vulnerabilidade do Recife divulgado no ano passado. 

Últimas notícias