Rússia

Ministério russo das Finanças venderá reservas de divisas para apoiar o rublo

Após o anúncio, a moeda russa era negociada a 81,61 rublos por um euro, contra 85,15 na terça-feira, e a 65,15 por um dólar, contra 67,88 da véspera

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 17/12/2014 às 9:33
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Após o anúncio, a moeda russa era negociada a 81,61 rublos por um euro, contra 85,15 na terça-feira, e a 65,15 por um dólar, contra 67,88 da véspera - FOTO: Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Leitura:

As autoridades russas tentavam nesta quarta-feira conter a queda histórica do rublo, um dia antes de um discurso muito aguardado do presidente russo Vladimir Putin, que enfrenta a pior crise econômica de seus 15 anos de poder.

Depois de uma desvalorização de 9,5% na segunda-feira e de 7% na terça-feira, quedas que não eram registradas desde a crise financeira de 1998, nesta quarta-feira a moeda russa parecia recuperar uma certa estabilidade.

"O país dispõe dos recursos monetários necessários para alcançar os objetivos econômicos. Também tem os instrumentos de mercado indispensáveis para garantir a demanda correspondente", disse o primeiro-ministro Dmitri Medvedev após uma reunião de emergência com os ministros da área econômica e com os presidentes das grandes empresas exportadoras.

O rublo perdeu quase metade do valor no decorrer do ano, uma consequência do crescente isolamento internacional da Rússia pela crise ucraniana e da forte redução do preço do petróleo, principal fonte de recursos de Moscou.

O país, já afetado pela inflação, agora deve enfrentar uma recessão.

Durante a terça-feira, o rublo chegou a perder mais de 20% e chegou a ser negociado por 100 rublos por um euro e por 80 rublos por um dólar. 

"O rublo vale o que vale o poder de Putin no mercado", afirma o jornal independente Novaya Gazeta.

Na quinta-feira, Putin terá o encontro anual de várias horas com jornalistas russos e estrangeiros. A questão do rublo deve ocupar grande parte da entrevista.

O ministério russo das Finanças anunciou nesta quarta-feira que venderá divisas estrangeiras para apoiar o rublo, que o governo considera "extremamente desvalorizado".

Após o anúncio, a moeda russa era negociada às 10H00 GMT (8H00 de Brasília) com a cotação de um euro a 85,40 rublos, contra 85,15 de terça-feira. Um dólar comprava 68,45 rublos, contra 67,88 na véspera. 

O índice RTS da Bolsa de Moscou operava em alta, depois de quedas expressivas no início da semana.

A cada dia o Banco Central vende bilhões de dólares em divisas estrangeiras para tentar defender o valor do rublo, mas obteve pouco sucesso até o momento.

Últimas notícias