Ucrânia

Deputados ucranianos aprovam orçamento com cortes de gastos

Gastos previstos para defesa e segurança foram quintuplicados, alcançando 5% do PIB, 3,8 bilhões de euros

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 11:15
Foto: Reprodução/Internet
Gastos previstos para defesa e segurança foram quintuplicados, alcançando 5% do PIB, 3,8 bilhões de euros - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

O Parlamento ucraniano aprovou nesta segunda-feira um orçamento de austeridade que prevê o aumento dos preços dos produtos importados e a redução das ajudas sociais para conseguir a importante ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional. 

O controverso orçamento foi aprovado na madrugada desta segunda-feira por 233 votos (eram necessários pelo menos  226), após debates que duraram mais de 12 horas.  Segundo o governo, os gastos previstos para defesa e segurança foram quintuplicados, alcançando 5% do PIB, 3,8 bilhões de euros. A Ucrânia vive um conflito militar com o leste separatista pró-russo desde abril.  

Milhares de pessoas protestaram no último domingo em frente ao Parlamento para protestar contra a introdução de medidas de austeridade previstas para o orçamento da ex-república soviética. Uma das cláusulas mais impopulares é a introdução de uma taxa adicional entre 5 e 10% sobre quase todas as importações do país que atravessa uma grave crise econômica. 

Últimas notícias