Transição

Grécia quer programa transitório de recuperação econômica até final de maio

A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 05/02/2015 às 16:37
Foto: ARIS MESSINIS / AFP
A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - FOTO: Foto: ARIS MESSINIS / AFP
Leitura:

O ministro das Finanças da Grécia afirmou nesta quinta-feira (5) que pretende um programa transitório "até final de maio", enquanto o país procura alcançar novo contrato com os parceiros europeus, que solucione "de uma vez por todas" a crise. Yanis Varoufakis fez as declarações em Berlim, na Alemanha, em uma conferência de imprensa com seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble.

A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, em troca de duras medidas de austeridade. Em dezembro ultimo erminaria o programa de resgate europeu, que foi prorrogado até o final deste mês.

"Exigimos uma oportunidade para mostrar nossas propostas", disse o ministro grego depois de afirmar que os parceiros não deram pouco, "deram demasiado dinheiro" à Grécia, mas para um fim errado: "servir uma dívida insustentável". Varoufakis pediu aos alemães que confiem, pois o novo governo grego fará propostas "razoáveis", e não "manobras táticas".

Últimas notícias