Relações

Unasul: sanções unilaterais contra a Venezuela afetam estabilidade da região

A reunião foi feita a pedido do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que solicitou a colaboração do organismo multilateral para analisar a situação interna do país e a relação da Venezuela com os Estados Unidos

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 09/02/2015 às 14:05
Foto: JUAN BARRETO / AFP
A reunião foi feita a pedido do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que solicitou a colaboração do organismo multilateral para analisar a situação interna do país e a relação da Venezuela com os Estados Unidos - FOTO: Foto: JUAN BARRETO / AFP
Leitura:

Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) afirmaram nesta segunda-feira (9) que as sanções unilaterais dos Estados Unidos contra a Venezuela afetam a estabilidade da região. Eles se reuniram em Montevidéu, no Uruguai, para tratar da situação na Venezuela.

“Queremos evitar que os países fora da região possam afetar a paz e a estabilidade dos nossos Estados-Membros da Unasul”, disse o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.

As declarações de Patiño reiteram a necessidade de defender a Venezuela e os países da região de qualquer ameaça externa que afete a prosperidade e a paz na América do Sul.

A reunião foi feita a pedido do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que solicitou a colaboração do organismo multilateral para analisar a situação interna do país e a relação da Venezuela com os Estados Unidos.

Além do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e dos chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e do Equador, participaram da reunião a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, e o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper. Eles discutem um novo mecanismo de diálogo entre a Venezuela e os Estados Unidos.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, no último dia 2, sanções a funcionários do governo venezuelano, com a suspensão de vistos em passaportes, após declarações de Maduro de que o vice-presidente americano, Joe Biden, estaria “por trás de um plano para derrubá-lo”.

Em julho do ano passado, a Casa Branca impôs restrições a 24 integrantes do governo venezuelano. Os Estados Unidos acusaram o governo Maduro de ter agido de maneira violenta na repressão a protestos contra sua gestão.

Últimas notícias