TECNOLOGIA

Já instalou o Windows 10? Saiba o que estão falando dele

Maioria dos seguidores do JC gostou do novo sistema operacional da Microsoft

Emídia Felipe
Cadastrado por
Emídia Felipe
Publicado em 19/08/2015 às 10:44
Divulgação
Maioria dos seguidores do JC gostou do novo sistema operacional da Microsoft - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com menos de dois meses de lançado, o Windows 10 já começou a receber ajustes por parte de sua desenvolvedora, a Microsoft, e sites especializados alertam para uma maior vigilância sobre programas piratas e sobre os dados do usuário. Mas não importam quantas críticas apareçam: o Windows pode não ser o queridinho do pessoal mais antenado em tecnologia, mas é o sistema operacional mais popular do mundo. Por isso, perguntamos aos seguidores das redes sociais do JC o que estão achando do nova plataforma. A maioria garante que está gostando. 

Postamos a pergunta na fan page do JCwww.facebook.com/jornaldocommercioPE. Em mais de 70 comentários, 39 foram positivos, 22 neutros e 13 negativos. “Não tenho do que reclamar do windows 10! Até agora ele esta funcionando de forma correta na minha máquina! fiz a atualização e até agora nenhum bug!”, disse o internauta Junior Silva, que também é usuário do sistema operacional Linux. “Instalei em três notebooks (atualização) e dois funcionaram muito bem, mas houve falha na instalação do terceiro e voltei para o Windows 7. Nos dois que a instalação ocorreu sem problemas, gostei do WIN 10 – vale a pena a evolução”, destacou George Nascimento. A atualização para o Windows 10 é gratuita e automática para quem já tem um Windows original.

Giovani Junior destacou a estabilidade e a rapidez do novo sistema, mas fez uma ressalva: “Não posso dizer o mesmo do Microsoft Edge. Não existem complementos pra ele, apesar de rápido dá a sensação de estar incompleto.” Ele se refere ao novo navegador web da Microsoft, que substitui o Internet Explorer depois de 20 anos. O Edge ainda não conta com diversos complementos e plugins, o que pode dificultar ou mesmo impedir acesso a alguns sites. No quadro acima, estão outros comentários que selecionamos e o link para checar o que todos os participantes disseram. Muita gente aproveitou as postagens para tirar dúvidas com outros seguidores ou para aconselhar sobre outros sistemas operacionais. Confira clicando aqui e aqui.

Sobre o Windows 10

Nas análises e notícias de sites especializados em tecnologia, há destaques para vantagens e desvantagens do novo SO. Uma das melhorias é a sincronização de fotos, email, agenda e outros recursos com celulares e tablets que rodam o Android, a plataforma do Google para dispositivos móveis. Já outros, como o arstechnica, alerta que os programas, mesmo desligados, continuam enviando dados do funcionamento local do Windows 10 no computador do usuário para a Microsoft. Inclusive, segundo o Myce.com, os novos Termos de Serviço do Windows indicam que a empresa pode impedir a utilização de software pirata ou hardware não autorizado.

Para o consultor e coordenador da Escola de Engenharia e Tecnologia da Faculdade Guararapes, João Paulo Nogueira, o Windows 10 é a melhor versão do sistema operacional desde o Windows 98, corrigindo erros e falhas das versões anteriores. “É quase um pedido de desculpas da Microsoft”, resume. Ele afirma que a instalação é recomendável e que a “estranheza” inicial é normal, sendo superada com o tempo. Principalmente para o Edge. Em relação à vigilância, ele defende que não há nada muito diferente do que já ocorre em serviços como o Google e nas plataformas que rodam nos smartphones. Para ele, a questão do combate à pirataria existe. No entanto, não é a principal razão da maior rigidez. “É muito mais uma proteção do próprio sistema, para que aplicações não certificadas não gerem falhas”, garante. 

Últimas notícias