A companhia brasileira de baixo custo Azul Linhas Aéreas anunciou nesta terça-feira (24) a venda de 23,7% de seu pacote acionário ao grupo chinês HNA por 1,7 bilhão de reais (456 milhões de dólares). A operação permitirá à terceira maior companhia aérea do Brasil - de capital fechado - fortalecer o caixa, renovar a frota, amortizar dívidas e abrir uma porta no mercado asiático, afirma a empresa em um comunicado.
Leia Também
"O investimento de 1,7 bilhão de reais no atual cenário do Brasil demonstra que temos um modelo de negócios de sucesso e que o HNA Group, em sua condição de investidor de grande escalam tem confiança na equipe da Azul. Além disso, coloca nossa empresa como a mais valiosa do mercado aéreo brasileiro com um valor de mais de 7 bilhões de reais (1,877 bilhão de dólares)", disse Antonoaldo Neves, presidente da empresa.
A Azul foi criada em 2008, conta com 138 aviões em serviço e tem uma participação de mercado de 17% no País, segundo a empresa. A companhia opera quase exclusivamente no Brasil, mas tem alguns voos para Estados Unidos, Guiana Francesa e Uruguai. "É uma oportunidade única para investir na América Latina", afirmou Adam Tan, presidente do HNA Group.