CRISE

Maior cervejaria da Venezuela paralisa produção por falta de cevada

O fabricante já havia manifestado que não podia comprar divisas dentro do controle de câmbio fixado pelo governo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/04/2016 às 15:51
FEDERICO PARRA / AFP
O fabricante já havia manifestado que não podia comprar divisas dentro do controle de câmbio fixado pelo governo - FOTO: FEDERICO PARRA / AFP
Leitura:

A maior cervejaria da Venezuela, a Polar, paralisou desde essa sexta-feira (30) todas suas operações pela impossibilidade de conseguir matéria-prima fundamental para a produção, confirmou um assessor de imprensa da empresa.

"Fechamos quatro fábricas no país e 7.000 empregados diretos estão parados", indicou a fonte, que não é autorizada a fazer declarações públicas.

O fabricante já havia manifestado que não podia comprar divisas dentro do controle de câmbio fixado pelo governo desde 2003, e que por isso não tinha como importar cevada.

O acionista majoritário do grupo Polar, Lorenzo Mendoza, é acusado pelo presidente Nicolás Maduro de paralisar a produção como parte uma "guerra econômica" de empresários de direita para desestabilizar seu governo.

O governo afirma que essa "guerra econômica" é a responsável pela inflação de três dígitos (180,9% em 2015, segundo dados oficiais), escassez de dois terços dos produtos básicos e medicamentos, e uma contração de 5,9% da economia no ano passado.

Últimas notícias