índice

IPCA de novembro pode indicar inflação dentro da meta, diz Holland

Pelas regras, a meta é 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 05/12/2014 às 14:07
Leitura:

O secretário de Política Econômica, Márcio Holland, disse que o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a inflação deverá encerrar o ano abaixo do teto da meta de 6,5% estabelecida pelo governo para 2014. Pelas regras, a meta é 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O resultado do IPCA em novembro mostrou que o indicador, usado para estabelecer as metas de inflação no país, ficou em 0,51% no mês passado. “Estamos observando uma grande chance de a inflação ficar em torno aí de 6,4%, 6,45%, dentro das bandas de tolerância do regime de inflação, cumprindo mais uma vez a meta”, disse Holland.

O secretário destacou que, ao contrário do que dizem os críticas, o governo vem adotando, sim, várias políticas na direção de reduzir as taxas de inflação nos próximos anos, “coisas que têm a ver com a agenda de produtividade e competitividade”. Ele citou os programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e de Investimento em Logística (PIL) como estimuladores do crescimento da economia, com geração de renda e melhoria para a população.

“São (programas) importantes, pois os investimentos têm aumentado com a infraestrutura. Ao mesmo tempo, a escolaridade é também uma medida importante para aumentar a produtividade e reduzir a inflação”, acrescentou Holland.

Últimas notícias