Encolhimento

Economia encolhe em outubro, indica BC

No acumulado do ano, a economia apresenta retração de 0,1%

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 15/12/2014 às 21:48
Marcos Santos/USP Imagens
No acumulado do ano, a economia apresenta retração de 0,1% - FOTO: Marcos Santos/USP Imagens
Leitura:

A economia brasileira voltou a encolher no início do quarto trimestre, após mostrar ligeira recuperação nos três meses anteriores. O indicador de atividade do Banco Central, IBC-Br, recuou 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior.

O BC também revisou para baixo o cálculo do IBC-Br para sete dos nove meses anteriores. Com isso, no acumulado do ano, a economia apresenta retração de 0,1%.

O resultado divulgado nesta segunda-feira (15) decepcionou a maior parte do mercado financeiro, que esperava crescimento da economia neste mês do ano, de acordo com projeções coletadas por várias agências de notícias.

Alguns analistas revisaram mais uma vez para baixo suas previsões de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano, que já estão próximas de zero.

Também nesta segunda (15), o BC divulgou a nova pesquisa Focus, com projeções atualizadas até a última sexta-feira (12). Houve queda na projeção para o crescimento do PIB neste ano.

PERSPECTIVAS

As perspectivas para 2015 também continuam em queda. A projeção de crescimento no próximo ano foi revisada para baixo pela terceira semana seguida, para 0,69%.

O dado está pouco abaixo da projeção do governo para o mesmo período, uma alta de 0,8% no PIB, segundo estimativa da nova equipe econômica incorporada ao Orçamento do próximo ano.

O indicador do BC serve como referência para avaliações sobre o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. O índice também influencia as projeções do mercado financeiro para o PIB, embora não possa ser considerado uma prévia desse indicador, que é trimestral e tem outra metodologia de cálculo.

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira encolheu nos dois primeiros trimestres, mas saiu da recessão técnica após apresentar crescimento de 0,1% no terceiro trimestre.

Dados atualizados do IBC-Br mostram que a economia ficou estagnada nos três primeiros meses do ano, recuou no segundo trimestre e mostrou crescimento de 0,4% nos três meses seguintes.

Entre os dados que entram no cálculo do IBC-Br estão a produção industrial, que ficou estável em outubro, e as vendas do comércio, que cresceram 1% no mesmo período, além de dados da agropecuária e do setor financeiro, entre outras informações.

A consultoria Rosenberg Associados, que esperava crescimento de 0,1% no mês para o IBC-Br, revisou a estimativa para o PIB do ano de 0,2% para 0,1%. Para 2015, a projeção continua em zero.

O Banco Fator não revisou o dado, mas disse que o resultado de outubro do IBC-Br adiciona um viés de baixa na projeção do PIB neste ano, atualmente em 0,3%.

A pesquisa Focus trouxe ainda a estimativa de que a taxa básica de juros (Selic) deve subir em janeiro dos atuais 11,75% para 12,25% ao ano. Chegaria a 12,50% em março, para encerrar o ano neste patamar.


Últimas notícias