Vendas

Crescimento das vendas de Natal será modesto, diz CDL

A expectativa de crescimento das vendas neste Natal está em torno de 3%

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 24/12/2014 às 15:17
Foto: Fotos Públicas
A expectativa de crescimento das vendas neste Natal está em torno de 3% - FOTO: Foto: Fotos Públicas
Leitura:

O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) está trabalhando com expectativa de crescimento modesto das vendas neste Natal, em torno de 3%. As informações são da Agência Brasil.

"Na realidade, eu acho que vai ser menos do que isso, porque as obras em curso no Rio de Janeiro, principalmente no centro da cidade, atrapalharam muito o comércio", disse hoje o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Segundo ele, o comércio situado na avenida Rio Branco e adjacências está com uma perda de 50% nas vendas. Outros obstáculos ao desempenho do comércio neste final de ano têm sido as obras de expansão do metrô no Leblon, bairro da zona sul da capital fluminense, e da BRT Transcarioca, nas zonas norte e oeste.

"O Rio de Janeiro ficou muito tumultuado com estas obras", disse Gonçalves. Contribui ainda para o baixo rendimento do comércio no período natalino o cenário econômico de incerteza, com inflação elevada.

"Você sabe que inflação alta corrói o salário dos trabalhadores e, consequentemente, inibe o poder de compra. Há um ambiente de desconfiança que deixa o consumidor inseguro. Este é o quadro", disse o presidente do CDL-Rio.

Para este ano o faturamento do comércio deverá ser também reduzido, "porque as vendas do Natal, para alguns segmentos, representam 45% do total vendido no ano. Por isso, o crescimento vai ser muito modesto".

A estimativa de Aldo Gonçalves é que as vendas anualizadas fechem com expansão em torno de 2%. No ano passado, em relação a 2012, as vendas do comércio do Rio de Janeiro subiram 6,5%. Em dezembro de 2013, foi registrada expansão de 8,3% em comparação a igual mês do ano anterior.

Últimas notícias