Aeroviários

Setor aéreo faz acordo para aumento de 7% no salário de trabalhadores

A decisão prevê um reajuste de 8,5% no tíquete alimentação

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 23/01/2015 às 20:58
Tânia Regô /Agência Brasil
A decisão prevê um reajuste de 8,5% no tíquete alimentação - FOTO: Tânia Regô /Agência Brasil
Leitura:

Após audiência de conciliação realizada no TST (Tribunal Superior do Trabalho) nesta sexta-feira (23), dirigentes dos sindicatos das empresas e dos trabalhadores do setor aéreo fecharam proposta de aumento salarial de 7% para comissários, pilotos e funcionários de aeroportos.

O acordo foi feito um dia após paralisação de trabalhadores e também prevê um reajuste de 8,5% no tíquete alimentação e o compromisso de não haver retaliação àqueles que participaram do movimento paredista de quinta-feira (22).

A audiência de conciliação foi comandada pelo vice-presidente do TST, Ives Gandra. De acordo com ele, fechado o acordo com os dirigentes dos sindicatos, patrões e trabalhadores ainda farão assembleias para que a proposta seja homologada pelas categorias.

A expectativa é que as assembleias aconteçam até o próximo dia 27 e as propostas sejam aceitas. Com isso, patrões e empregados voltarão ao TST no dia 28 para assinatura formal do acordo.

Além do incremento salarial, ficou definido que grupos de estudo serão criados para que até o dia 1º de junho um adendo ao acordo, tratando sobre folgas, escalas, limite de diárias e tabelas da jornada de trabalho seja feito.

Segundo Gandra, os valores estabelecidos foram os melhores possíveis dentro da realidade das empresas e da necessidade dos trabalhadores. A audiência de conciliação teve início às 14h e só foi encerrada às 19h30.

"Eu diria que estes termos são os melhores e possíveis no atual contexto de tudo que foi discutido (...) No meu modo de ver é um fantástico acordo graças ao elevado espírito público dos representantes de empresas e aeronautas e aeroviários", disse.

Últimas notícias