Reinvidicação

Aeroviários e aeronautas do Recife aderem à paralisação nacional

Funcionários pedem um reajuste nos salários e benefícios

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/01/2015 às 9:07
 Foto: Arnaldo Carvalho/ JC
Funcionários pedem um reajuste nos salários e benefícios - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/ JC
Leitura:

Os aeroviários e aeronautas do Recife aderiram à paralisação nacional que durou uma hora na manhã desta quinta-feira (22). Segundo informações do sindicato da categoria na capital pernambucana, a greve aconteceu entre às 5h e 6h (das 6h às 7h, no horário de Brasília). Os  pilotos, co-pilotos, comissários de bordo e funcionários que trabalham nos aeroportos pedem por um reajuste de 8,5% nos salários e benefícios, melhores condições de trabalho e estabelecimento de piso salarial para os agentes que fazem o check-in. No entanto, as empresas aéreas oferecem um aumento de 6,5%. Em todo o país, cerca de 70 mil funcionários cruzaram os braços durante a manifestação.

No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, cerca de 100 trabalhadores participaram do movimento. A paralisação foi tranquila que não afetou os pousos e decolagens. Apenas dois voos sofreram atrasos de aproximadamente 10 minutos. Um deles tinha como destino Brasília (DF), e, o outro, Salvador (BA). O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que um efetivo mínimo de 80% de aeronautas e aeroviários deveriam permanecer em serviço e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil no caso de descumprimento.

Uma reunião foi marcada pelo TST com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para discutir o ajuste salarial. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (23) em Brasília. Os representantes recifenses da categoria informam que, caso a situação salarial não seja resolvida, a paralisação continuará por tempo indeterminado.

Procon-PE - A unidade do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor no Aeroporto do Recife montou um esquema especial para atender os passageiros. O órgão funcionará das 7h às 20h, na quinta (22) e na sexta (23). Mais informações e dúvidas através do número: (81) 3181.7003.

Últimas notícias