Energia

No Sudeste e Centro-Oeste economia com horário de verão foi quase 2 mil MW

O horário de verão começou no dia 19 de outubro de 2014 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no domingo (22)

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 20/02/2015 às 11:29
Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas
O horário de verão começou no dia 19 de outubro de 2014 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no domingo (22) - FOTO: Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas
Leitura:

Às véspera do fim do horário de verão o Ministério de Minas e Energia estima que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h tenha sido de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro da demanda de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW, correspondendo a um total de 4,5%.

A previsão de ganhos com a redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

A redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro de 2014 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no domingo (22).

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia. Recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.

Este ano, o governo avaliou a prorrogação da vigência do horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas.

Últimas notícias