A United anunciou nesta sexta-feira (26) a compra de 5% da Azul Linhas Aéreas por US$ 100 milhões. O acordo precisará passar ainda pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ele inclui uma parceria de compartilhamento de voos (codeshare) entre o Brasil e os Estados Unidos. O presidente da Azul, Antonoaldo Neves, disse que dentro de 30 dias os passageiros da Azul poderão comprar bilhetes da United.
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A compra dá direito à United a uma cadeira no conselho de administração da Azul. As empresas podem oferecer juntas 450 destinos e mais de 6.000 voos diários.
Não é a primeira investida de estrangeiros em companhias brasileiras. A Delta e a KLM/Air France têm participação da Gol, assim como a chilena LAN se juntou à TAM para formar o grupo Latam.
"Todo mundo gosta de dinheiro, mas não foi o principal para nós. Foi mais por causa da sociedade [com a United]", disse David Neeleman, fundador e dono de 67% das ações da Azul. A negociação entre as duas aéreas durou alguns meses, disse. Nesta semana, Neeleman assinou contrato para aquisição, em parceria com um empresário português, da TAP.
Segundo John Rainey, vice-presidente executivo da United, a empresa se beneficiará do fato de a Azul ser líder em mercado regional e de conexões a partir do aeroporto de Guarulhos.