Tele-Empresas

Cabo submarino de comunicação vai ligar Fortaleza a Lisboa em 2017

A expectativa do governo e da empresa é iniciar a construção do cabo em 2016 e colocá-lo em operação no segundo semestre de 2017

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 30/06/2015 às 21:31
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A expectativa do governo e da empresa é iniciar a construção do cabo em 2016 e colocá-lo em operação no segundo semestre de 2017 - FOTO: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Leitura:

O governo brasileiro assinou nesta terça (30) um acordo com a empresa espanhola IslaLink para a construção e operação de um cabo submarino de comunicações, que ligará América do Sul e Europa. Com 5.875 km de extensão, o cabo fará a ligação Fortaleza-Lisboa. A expectativa do governo e da empresa é iniciar a construção do cabo em 2016 e colocá-lo em operação no segundo semestre de 2017. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o presidente da Telebras, Jorge Bittar, o cabo melhorará a comunicação entre os dois continentes, com menos risco de vazamento de dados para espiões. Hoje, o tráfego de informações da América do Sul para a Europa passa antes pelos Estados Unidos. Ele disse que o cabo vai criar facilidade para o tráfego geral dos cidadãos. "Em vez de percorrer os Estados Unidos até a Europa, você irá direto, com a vantagem de equipamentos mais seguros do que são hoje", afirmou.

Dentre os serviços que serão beneficiados, Bittar citou as comunicações via teleconferência e comunicações semelhantes, que demandem agilidade entre emissão e recepção de dados. "Algo já perfeitamente possível é o serviço de tele-medicina, se, por exemplo, alguém acompanha [da Europa] uma cirurgia na América do Sul. Então, é preciso que as comunicações se deem com muita precisão, baixa latência e grande agilidade", ressaltou.

Últimas notícias