O aumento da temperatura esperado com a chegada do verão em Pernambuco promete alavancar as vendas nas sorveterias do Estado. Amanhã (23), quando se comemora o dia do sorvete, as principais marcas do setor planejam diversas ações promocionais e uma prévia do que está sendo preparado para a estação mais forte para o ramo.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), a expectativa desse mercado é que o consumo e a produção de sorvetes cresça neste ano. Isso, segundo a Abis, é consequência direta do calor acima do normal. Em 2014, foram consumidos 1,305 bilhão de litros de sorvete no Brasil. Na última década, o aumento do consumo do produto no País foi de 90,5%, sendo o consumo per capita de 6,2 litros ao ano. Já o faturamento do setor aumentou 30%, chegando a R$ 4,4 bilhões.
No Recife, a Gelateria Cioccolatte possui um trunfo a mais para atrair os consumidores. A marca investe em um nicho de mercado pouco explorado na cidade e promete resgatar a tradição do gelato italiano, atrelando a matéria-prima do produto a sabores tradicionais do Estado.
“As pessoas hoje veem o sorvete não apenas como um doce, mas também como um alimento, que pode ser consumido o ano todo. Por isso, seguimos inovando e adotando sabores como um toque regional, como os gelatos de tapioca e bolo de rolo”, conta o administrador do estabelecimento, Joseli Santos.
Menos de um ano após a inauguração da gelateria, próximo ao Marco Zero, a Cioccolatte é mais um exemplo de como a indústria de sorvetes busca superar as más expectativas para a economia este ano.
“Esperamos registrar um crescimento de cerca de 60% até meados de fevereiro do ano que vem. Se você apresenta um bom produto, preza pela qualidade do que oferece e inova, o retorno decerto será positivo”, conta Joseli Santos. Menos de um ano após a inauguração da gelateria, próximo ao Marco Zero, a Cioccolatte é mais um exemplo de como a indústria de sorvetes busca superar as más expectativas para a economia este ano.
O mercado de sorvetes no Nordeste cresce de forma acelerada, cerca de 8,4% ao ano. Para alguns clientes, apesar do calor ser um estímulo ao consumo, a sazonalidade é um fator que não interfere tanto na compra do produto. A administradora brasiliense Gilza Medeiros, que veio conhecer o Recife com a filha, Jéssica Bonfim, de 13 anos, ajuda a exemplificar essa nova mudança de comportamento do setor.
“Pra mim depende muito do tempo, sorvete combina mais com o verão, mas no caso dela, se eu deixar, é sorvete o dia todo, não importa o tempo”, afirma. As principais empresas do segmento, já atentas ao fato de que o público mais jovem está impondo novas regras de consumo e figura como uma das principais vertentes de crescimento para o setor, passaram a apostar em produtos mais voltados a essa faixa-etária.
Ampliação da presença nas redes sociais, sabores diferentes, preços mais em conta e embalagens menores mostram como o setor busca se reinventar para agradar esse público. Só a Kibon investiu R$ 30 milhões em marketing e lojas próprias no ano passado. Já a Sorvetes Frisabor aumentou seu portfólio de produtos, com sabores como romeu e julieta, avelã e delícia de abacaxi, além de promover lançamentos a cada três meses. Para 2015, a empresa projeta um crescimento de 25% de receita e planeja chegar a 30 lojas este ano e 50 em 2016.
“A FriSabor tem atravessado a crise focando na otimização de processos, fechando parcerias estratégicas, fazendo promoções e trazendo sempre novidades e benefícios aos nossos clientes” explica o sócio da FriSabor, Marcelo Mayer.
Para celebrar a resiliência do setor diante da crise e comemorar o dia do sorvete, as marcas apostam em promoções e novidades para os consumidores. Na Frisabor, o cliente leva o dobro de sorvete na compra de dois sorvetes clássicos, acrescentando apenas R$ 2, o que representa uma economia de 20%.
Na Gelateria Cioccolatte, quem curtir a foto oficial da promoção no instagram @cioccolattegelateria e marcar mais cinco amigos ganha a 2ª bola de sorvete grátis amanhã.