Apesar de ainda ser a líder de marketshare mundial entre os fabricantes de smartphones, a Samsung tem visto seu reinado diminuir nos últimos anos. Entre 2012 e 2015, a fatia da marca coreana caiu de 32,2% para 21,4%, de acordo com o IDC, enquanto fabricantes de modelos intermediários como Huawei e Xiaomi vêm disparando.
Para não perder mercado, a Samsung está lançando em seus mercados emergentes, como o Brasil, uma nova série de aparelhos com valor entre R$ 900 e R$ 1.300, os novos Galaxy J5 e Galaxy J7. Eles chegam para competir contra modelos populares como os Motorola Moto G e Moto X Play, Sony Xperia M4 Aqua, o Redmi 2, Huawei P8 e o Asus Zenfone 2.
Para tentar conquistar esse público, a linha Galaxy J vem com recursos que são diferenciais para quem procura um aparelho mais em conta – mas sem perder em desempenho. Flash na câmera frontal (que possui 5 Mp) para sair bem nas selfies, câmera traseira de 13 mp e tela HD com tecnologia Super Amoled (para conferir os clicks depois) são as atrações do Galaxy J5, o modelo mais barato, que sai por R$ 999. A configuração é modesta, com 1,5 Gb de RAM, enquanto seus concorrentes possuem em média 2 Gb, 16 Gb de armazenamento interno – com suporte a MicroSD de até 128 Gb – Dual Sim e Android 5.1.
O Galaxy J7 tem configurações melhores, como um chip octacore da Exynos e tela de 5,5 polegadas. O preço acompanha o upgrade: R$ 1.299.