PETROLEIRA

Petrobras quer acelerar venda de ativos em 2016

A estatal vai recorrer a agentes financeiros que ofereçam prazos mais longos e que permitam à empresa abater a dívida em dólar

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 16/12/2015 às 10:13
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A estatal vai recorrer a agentes financeiros que ofereçam prazos mais longos e que permitam à empresa abater a dívida em dólar - FOTO: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

A Petrobras vai continuar a buscar linhas de financiamento "atrativas" em 2016, disse o presidente da petroleira, Aldemir Bendine, em encontro com a imprensa na terça-feira (15). A empresa vai recorrer a agentes financeiros que ofereçam prazos mais longos e que permitam à empresa abater a dívida em dólar, como ocorreu neste ano. Em 2015, a Petrobras conseguiu reduzir em 5% o endividamento em dólar, disse o executivo, que prometeu vender ativos em um ritmo "mais rápido" em 2016. 

A melhora do perfil da dívida e a aceleração dos desinvestimentos são as duas principais ferramentas da petroleira contra a crise. Apesar da descrença do mercado, Bendine reafirmou o plano de arrecadar US$ 15,1 bilhões com a venda de ativos em 2016. Por enquanto, o único negócio que saiu foi o repasse de 49% da Gaspetro, da área de distribuição de gás natural, por R$ 1,9 bilhão, para a japonesa Mitsui. 

Mas, para assinar o contrato, a Petrobras precisa chegar a um acordo com o governo da Bahia, que entrou na Justiça para embargar a venda, com medo de que a Mitsui passe a dificultar investimentos de expansão da rede do Estado. "Não tínhamos expectativa de fazer grandes desinvestimentos neste ano. Eles estarão concentrados no próximo ano", disse Bendine. 

Estratégia

Para o executivo, a Petrobras não tem outra saída a não ser encolher. Ele diz que a melhoria da gestão e a redução dos custos internos não vão ser suficientes para reduzir o alto endividamento. 

Perto de completar um ano à frente da estatal, Bendine comemorou a "confiança do mercado" em sua gestão. 

O executivo, ex-presidente do Banco do Brasil, disse que todas as captações de novas dívidas com a emissão de títulos no mercado financeiro foram antecipadas em 2015 e que a empresa vai iniciar o ano com folga de caixa pela primeira vez após oito anos. 

Além de ter sido afetada pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga casos de corrupção na empresa, a Petrobras teve as finanças prejudicadas pela retração do preço do petróleo no mercado internacional e pela valorização do dólar, que encarece sua dívida. 

Para se adaptar a um novo cenário, a Petrobras vai enxugar investimentos. Um plano de negócios mais enxuto vai ser divulgado no início do ano que vem. A nova Petrobras deverá foco de investimento na exploração de petróleo e gás natural em águas profundas e no pré-sal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas notícias