RECEITA FEDERAL

Instrução Normativa sobre IOF de operação de crédito não muda regras, diz Receita

De acordo com o órgão, a instrução normativa não muda a regra prevista no decreto que regulamenta o IOF.

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 20/01/2016 às 12:30
Foto: Reprodução/Internet
De acordo com o órgão, a instrução normativa não muda a regra prevista no decreto que regulamenta o IOF. - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

A Receita Federal informou nesta quarta-feira (20) que a instrução normativa (IN) publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU), na qual aborda a incidência do IOF sobre operações de crédito, não altera regras, mas sim tem como objetivo esclarecer procedimentos. De acordo com o órgão, a instrução normativa não muda a regra prevista no decreto que regulamenta o IOF.

De acordo com a norma, publicada nesta quarta no DOU, a prorrogação, a renovação, a novação, a composição, a consolidação, a confissão de dívida e os negócios assemelhados das operações de crédito com prazo de vencimento superior a 365 dias, sem substituição do devedor, não terão cobrança de IOF complementar sobre o saldo não liquidado da operação anteriormente tributada.

Segundo a Receita, o objetivo é deixar claro que, nos casos de repactuação de empréstimos originalmente contratadas por prazo superior a 365 dias, aplica-se a alíquota zero de IOF, desde que não haja colocação de novos recursos. "Isso porque a cobrança do IOF na operação de crédito só ocorre até o prazo de um ano. Sempre foi assim. O objetivo é não onerar as operações de longo prazo, que normalmente são destinadas a investimentos", esclarece.

Últimas notícias