VIAGEM

Prazo de emissão de passaporte pode chegar a 45 dias

Devido a falta de matéria-prima na Casa da Moeda, prazo, que antes era de 6 dias, pode chegar a 45 dias

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 28/06/2016 às 9:32
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Devido a falta de matéria-prima na Casa da Moeda, prazo, que antes era de 6 dias, pode chegar a 45 dias - FOTO: Foto: Polícia Federal/Divulgação
Leitura:

Quem pretende visitar o exterior e ainda não tem ou precisa renovar o passaporte deve se organizar com antecedência para não correr o risco de perder a viagem. O prazo de entrega do documento, normalmente de seis dias, está chegando a 45 dias após a solicitação no posto. O motivo é o estoque insuficiente de matéria-prima para imprimi-lo. A Casa da Moeda do Brasil, responsável pela confecção, informa que já recebeu o material e que possui uma equipe trabalhando 24 horas por dia durante os sete dias da semana para regularizar o processo, dificultado pela alta demanda dos meses de junho e julho. 

A filha da comerciante Sheila Myrtes, Ana Cecília, foi uma das afetadas pela demora. A jovem vai viajar para comemorar os 15 anos na Disney, em Orlando (EUA), na próxima sexta-feira, mas o passaporte só chegou na véspera do feriado de São João, 40 dias depois de solicitado. “Na Polícia Federal, para nos tranquilizar, prometeram que fariam até um passaporte emergencial. Mesmo assim, não deixa de gerar estresse, até porque agora ainda estamos dependendo do visto, que o consulado garantiu sair a tempo”, diz Sheila. 

Segundo a Casa da Moeda, não há previsão para o prazo regular ser retomado. Dúvidas devem ser esclarecidas pelo canal de atendimento direto: [email protected]. É preciso informar o nome completo e o número de protocolo de solicitação.

Últimas notícias