O índice de preços na internet, conhecido como e-flation e calculado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar), caiu 0,22% em julho. O resultado representa uma desaceleração em relação ao registrado em junho, quando houve deflação de 0,69%.
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No resultado acumulado em 12 meses, a inflação na internet ficou em 11,69%. Nos sete primeiros meses deste ano, a alta acumulada é de 7,18%, o que equivale a um aumento de 3,86 ponto porcentual em relação a igual período do ano anterior (3,32%).
Das dez categorias pesquisadas, seis apresentaram queda na margem: Brinquedos (-3,77%), Cine e Fotos (-1,69%), Eletrodomésticos (-1,54%), Medicamentos (-3,80%), Perfumes e Cosméticos (-0,17%) e Telefonia e Celulares (-0,52%). As demais categorias contabilizaram aumento: CDs e DVDs (1,06%), Eletroeletrônicos (0,65%), Informática (2,31%) e Livros (3,94%)
E-flation
O e-flation foi criado em 2004 pelo Provar com o intuito de monitorar a variação dos preços de produtos de consumo comprados por meio do comércio eletrônico. Para cálculo dos pesos de cada categoria, são utilizados dados emitidos pela empresa de avaliação de comércio eletrônico e-bit.