CRESCIMENTO

Setor industrial dá sinais de melhora, afirma Ipea

Carta de Conjuntura do Ipea mostra que economia está caminhando para a estabilização

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/09/2016 às 18:40
Foto: David Alves/Palácio Piratini
Carta de Conjuntura do Ipea mostra que economia está caminhando para a estabilização - FOTO: Foto: David Alves/Palácio Piratini
Leitura:

A Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Apliacada (Ipea), divulgada nesta sexta-feira (23), mostra que o ciclo recessivo que afeta a economia brasileiro desde o segundo trimestre de 2014 parece estar chegando ao fim. A afirmação é baseada em vários indicadores econômicos. 

Entre os dados apresentados, está a volta do crescimento do setor industrial, registrando alta de 0,3% no segundo trimestre deste ano, após cinco quedas consecutivas. O bom desempenho da produção ao longo dos sete primeiros meses deste ano, a evolução do ajuste de estoques e um modesto processo de substituição de importações têm provocado uma melhora, afirma o Ipea. 

"A recuperação deverá ser gradual e se relaciona à dinâmica do mercado de trabalho. Alguns setores já apresentam desempenho positivo em 2016, como é o caso da produção industrial e dos investimentos. Porém, com base nas informações referentes aos primeiros meses do terceiro trimestre, ainda não é possível antecipar o final da crise, mas a economia segue caminhando para a estabilização", avalia Leonardo Melo de Carvalho, o autor da pesquisa. 

Segundo o documento, a recuperação vai se ampliar se melhorarem os níveis de confiança, sendo que o das famílias, nos oitos primeiros meses do ano, acumulou um ganho de 22,2%. A queda da atividade do setor de serviços e do consumo está se desacelerando gradualmente. Confira a pesquisa aqui

Últimas notícias