Mais de 22,61 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014, cujo prazo encerrou em 30 de dezembro. De acordo com o Ministério do Trabalho, o número corresponde a 95,93% das pessoas com direito ao benefício. Os valores pagos somaram R$ 18,8 bilhões.
Leia Também
- Trabalhador tem até esta quinta para sacar o abono salarial de 2014
- Trabalhadores têm até o dia 30 de dezembro para sacar abono salarial
- Abono salarial do PIS/Pasep de setembro começa a ser pago nesta quinta-feira
- Abono salarial do PIS/Pasep de setembro começa a ser pago nesta quinta
- Governo prorroga até dezembro prazo para saque do abono salarial
Cada trabalhador recebeu R$ 880, o equivalente a um salário mínimo em 2016. Os recursos que não foram sacados a voltaram para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O abono é pago para quem trabalhou com carteira assinada no ano anterior por mais de 30 dias e recebeu até dois salários mínimos.
Foi a segunda maior taxa de cobertura da história
Foi a segunda maior taxa de cobertura da história, ficando atrás de 2009, quando 96,3% dos beneficiários sacaram o abono. O Estado com maior cobertura foi Sergipe, onde 99,63% dos trabalhadores sacaram o benefício. O Acre registrou menor porcentual de saques, apenas 74,45%.
Em nota, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o governo federal se esforçou para que o recurso chegasse até os trabalhadores, adiando, por duas vezes, o prazo para o saque do benefício."Fizemos o adiamento justamente para que os trabalhadores mais humildes pudessem sacar um dinheiro que é deles por direito", disse o ministro.
O ministério destacou ainda que foram enviadas correspondências, e-mails e malas diretas aos trabalhadores e empresas informando do benefício.