MERCADO FINANCEIRO

Com liquidez fraca na sessão, juros futuros fecham quase estáveis

Juros tiveram um viés de alta na ponta longa, num dia esvaziado de notícias

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 22/06/2018 às 17:12
Foto: AhmadArdity
Juros tiveram um viés de alta na ponta longa, num dia esvaziado de notícias - FOTO: Foto: AhmadArdity
Leitura:

Os juros futuros fecharam a sessão regular desta sexta-feira, 22, perto da estabilidade, com um viés de alta na ponta longa, num dia esvaziado de notícias e de liquidez. O mercado já estava fraco no período da manhã, quando o País parava para assistir ao jogo do Brasil contra a Costa Rica na Copa da Rússia, e continuou sem tração durante à tarde, sendo a única novidade a intervenção do Banco Central no câmbio, vendendo US$ 1 bilhão em contratos de swap. Houve reação pontual de queda do dólar à atuação, mas nas taxas futuras fez pouco preço.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2019 terminou em 7,035%, de 7,045% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2020 encerrou em 8,66%, de 8,67% no ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2021 passou de 9,74% no ajuste para 9,72%. A taxa do DI para janeiro de 2023 subiu de 11,17% para 11,20%.

"Hoje está difícil ler o mercado, a liquidez está muito fraca, então poucas operações acabam influenciando a tendência", afirmou a gestora de renda fixa da Mongeral Aegon Investimentos, Patricia Pereira. Nem o câmbio serviu como um bom parâmetro para as taxas. "O dólar está trabalhando num intervalo restrito de variação hoje", lembrou.

Longo prazo

Os contratos de longo prazo passaram a maior parte do dia levemente pressionados, em função dos temores com o cenário eleitoral. Na terça-feira, Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar o pedido de defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de suspensão de sua prisão.

Nos demais segmentos, o dólar ganhou um pouco de força ante o real na última hora, com os investidores na expectativa pelos eventos da próxima semana e, em especial, por um possível anúncio do Banco Central em relação à sua estratégia nos leilões de swap na semana que vem. Às 16h25, a moeda era cotada em R$ 3,7731 (+0,18%) no segmento à vista.

Últimas notícias