ABF

Setor de franquias cresce 7% em 2018

Número do segmento no ano passado foram divulgados nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Franchising

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 22/01/2019 às 17:49
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Número do segmento no ano passado foram divulgados nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Franchising - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Embora 2018 tenha sido um ano de retomada lenta da economia do País, o setor de franquias alcançou bons resultados, motivado pela melhora nos índices de confiança do consumidor e empresariado e o investimentos em inovação feito pelas redes franqueadoras durante os anos mais agudos de crise. No ano passado, segundo a prévia de fechamento de 2018, apresentado pela Associação Brasileira de Frachising (ABF), as franquias tiveram crescimento de 7% no faturamento, alcançando o montante de R$ 170 bilhões. 

Ainda segundo a ABF, de 2014 a 2016, 92% das redes de franquia brasileiras tinha investido em inovação. O resultado disso veio agora, em 2018, com os indícios de maior estabilidade da economia. Se em 2017, o número de novas unidades havia crescido apenas 2%, no passado mais que dobrou, chegando aos 5%. 

As novas operações, por sua vez, impulsionaram também o percentual de geração de empregos. Em 2018, as franquias foram responsáveis por 1,3 milhão de vagas, crescimento de 8% em relação a 2017, com taxa de apenas 1%. "Houve uma maior propensão do franqueado para investir, abrindo mais unidades e apostando em inovação e diversificação das opções no mercado", diz o diretor-executivo da ABF, Marcelo Maia. Em média, cada nova unidade franqueada aberta no Brasil gera 8 empregos.

Em relação aos segmentos, o setor de serviços segue na liderança, com foco nos setores administrativos, financeiros, redes de hotelaria e turismo e redes de entretenimento e lazer. "Estamos passando por uma fase de profissionalização dos serviços. A gente começa a ver mudanças no comportamento do consumidor quando precisa de um serviço, com a vinda de marcas internacionais e as mudanças de hábito de consumo, a gente começa a ter um serviço de maior confiança sendo ofertado", explicou o presidente da ABF, durante coletiva para apresentar os resultados, André Friedheim. 

Internacionalização

Até mesmo as empresas que conseguiram expandir as operações para fora do País têm conseguido manter resultados positivos. Em 2018, 145 marcas brasileiras operavam em outros 114 países, ao passo que em 2017, eram 142 negócios em 100 países. Só nos Estados Unidos, já são 59 empresas brasileiras franqueadoras. Em Portugal, segundo país mais procurado, foram apontados  34 negócios brasileiros.

2019

Para este ano, a expectativa da ABF é de crescimento do faturamento entre 8% e 10%, seguido pelo crescimento de até 6% no número de unidade de franquias, bem como 5% no número de empregos gerados. Os números finais do setor de franquia em 2018 serão divulgados no mês de fevereiro.

Últimas notícias