CRÉDITO

Governo pode elevar rentabilidade de contas do FGTS

Secretário da Fazenda afirmou que as mudanças no fundo serão diferentes das anunciadas pelo governo Temer

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/07/2019 às 7:27
Foto: Divulgação
Secretário da Fazenda afirmou que as mudanças no fundo serão diferentes das anunciadas pelo governo Temer - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse ontem que as mudanças no FGTS que o governo vai anunciar nesta semana não serão "repeteco" das anunciadas pelo governo Michel Temer porque terão impacto de "curto e longo prazos".

Ele negou que o governo planeje mexer na multa de 40% sobre o fundo paga em demissões sem justa causa. Segundo o secretário, serão anunciadas mudanças na remuneração do fundo. Regra aprovada por Temer determina a divisão de metade do lucro do FGTS no ano anterior entre os cotistas. No ano passado, a distribuição de resultados do FGTS de 2017 elevou a rentabilidade das contas de 3,8% para 5,59% ao ano. Agora, uma das hipóteses é dividir todo o lucro, segundo um integrante da equipe econômica.

 

Rodrigues afirmou que as mudanças não afetarão o financiamento de setores como construção civil e saneamento. Ele também negou que a liberação tenha um efeito de "voo de galinha", tão criticado pelo próprio ministro da Economia, Paulo Guedes.

Problema fiscal

Para o secretário especial de Fazenda, boa parte do problema fiscal do País decorreu de erros e de exageros em medidas para estimular demanda no curto prazo. "Agora buscamos medidas que permitam que o PIB cresça de maneira sustentável", afirmou.

Últimas notícias