PETRÓLEO

Petrobras inicia produção de petróleo e gás natural na plataforma P-68

A P-68 é a quarta plataforma a entrar em operação neste ano

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 14/11/2019 às 18:49
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A P-68 é a quarta plataforma a entrar em operação neste ano - FOTO: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

A Petrobras informou que iniciou nesta quinta-feira, 14, a produção de petróleo e gás natural, por meio da plataforma P-68, do campo de Berbigão, no pré-sal da Bacia de Santos. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que após a P-67, no campo de Lula, e P-76 e P-77, no campo de Búzios, a P-68 é a quarta unidade a entrar em operação em 2019, em linha com o Plano de Negócios e Gestão da Petrobras.

Capacidade

"Com capacidade para processar diariamente até 150 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de m? de gás natural, a P-68 contribuirá para o crescimento da produção da Petrobras, principalmente em 2020, com a interligação de novos poços do campo de Berbigão e com a interligação de poços do campo de Sururu", diz a estatal.

A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), está localizada a aproximadamente 230 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 2.280 metros.

Segundo a estatal, o projeto prevê a interligação de dez poços produtores e sete poços injetores à P-68. O escoamento da produção de petróleo será feito por navios aliviadores, enquanto a produção de gás será escoada pelas rotas de gasodutos do pré-sal.

Os campos de Berbigão e Sururu estão localizados na concessão BM-S-11A, operada pela Petrobras (42,5%), em parceria com a Shell Brasil Petróleo (25%), Total E&P do Brasil (22,5%) e a Petrogal Brasil (10%). Os reservatórios desses campos também se estendem para áreas sob Contrato de Cessão Onerosa (100% Petrobras) e, após o processo de unitização, constituirão as jazidas compartilhadas de Berbigão e Sururu.

Últimas notícias