RAKING

Confira as 15 profissões que estão em alta no Brasil em 2020

O resultado foi colhido a partir do LinkedIn, rede social de negócios

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/01/2020 às 14:20
Pixabay
Redes de networking como o Linkedin estão sendo usadas - FOTO: Pixabay
Leitura:

O LinkedIn, rede social que é voltada para carreiras e negócios, listou as 15 profissões que estão em alta no Brasil em 2020. O estudo, batizado de "Profissões Emergentes", classificou as profissões nas quais cuja demanda viu crescimento.

Das 15 profissões, 13 estão voltadas para os setores de tecnologia da informação. A lista também inclui as habilidades mais necessárias para as vagas e os setores que devem procurar tais conhecimentos para este ano.

Para o diretor geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck, é preciso que o interessado nas áreas tenha uma visão, no médio e longo prazo, para mapear os riscos para depois assumir as responsabilidades do caminho a seguir. "Neste processo, a análise das informações disponíveis se torna essencial para tomar a decisão certa", explica Beck, que espera que a lista seja uma direção para as pessoas que estejam iniciando ou em fase de transição na carreira.

Confira a lista:

1 - Gestor de mídias sociais

A classe profissional teve o maior destaque em 2020. O gestor de mídias sociais é encarregado de liderar a equipe de redes da empresa.

O que faz?

Planejar a estratégia de conteúdos é uma das suas responsabilidades, além de monitorar a comunicação dos usuários com a empresa. O gestor de mídias sociais também avalia dados importantes que são coletados nas redes sociais.

Requisitos para a profissão:

Segundo o LinkedIn, a familiarização com o marketing digital, redes sociais, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop são essenciais para quem busca trilhar o caminho desta profissão.

Os setores de publicidade e marketing e mídias online são os segmentos que mais devem buscar pela profissão em 2020.

2 - Engenheiro de cibersegurança

Esta área é muito importante nos dias atuais, já que ataques cibernéticos de hackeres podem causar bilhões em prejuízos em muito pouco tempo.

O que faz?

O engenheiro de cibersegurança cria mecanismos e sistemas que possam propiciar segurança dos dados da empresa, o que evita possíveis invasões no banco de dados.

Requisitos para a profissão:

Para seguir como um profissional de cibersegurança, é preciso ter, segundo a rede social, familiarização com Docker Products, Ansible, DevOps, Amazon Ewb Services, AWS e Kubernetes.

As áreas de tecnologia da informação e serviços correlatos, desenvolvedores de software para computadores e serviços financeiros são as que devem despertar mais interesse pela profissão.

3 - Representante de venda

O que faz?

É o profissional que trabalha na representação comercial da companhia. Ele vai atuar diretamente na área de vendas de produtos ou serviços. Além disto, o representante de venda é o responsável pelo diálogo permanente com os clientes da companhia, fazendo uma "ponte" entre eles.

Requisitos para a profissão:

É necessário ter conhecimento profundo e familiarização com outbound Marketing, inbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção.

As áreas que devem buscar pela profissão são: tecnologia da informação e serviços correlatos ligados à internet e desenvolvedores de software para computadores.

4 - Especialista em sucesso do cliente

O que faz?

Este especialista tem a responsabilidade de garantir que a relação entre a empresa e o seu cliente final venha gerar os resultados que o consumidor espera. O objetivo desta profissão é mostrar ao cliente que, além de entregar bons produtos ou serviços, a empresa também oferece uma experiência de qualidade.

Requisitos necessários para a profissão:

Para ser um especialista em sucesso do cliente, é necessário ter familiarização com inbound marketing, auxílio no sucesso do cliente, relações com o cliente, marketing digital e experiência do cliente.

Tecnologia da informação e serviços correlatos ligados à internet e desenvolvedores de software para computadores são os setores que mais devem ter demanda para esta área profissional em 2020.

5 - Cientista de dados

O que faz?

O cientista de dados possui um grande conhecimento nas áreas de matemática e programação, além de serem bons observadores que analisam e entendem as tendências.

Atualmente, a procura pelos profissionais desta área se dá por conta da forma que as empresas pensam sobre big data e os avanços da inteligência artificial e da tecnologia de forma geral.

Requisitos necessários para a profissão:

Para trilhar o caminho de um cientista de dados, é necessário ter familiarização com machine learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados.

Os setores com forte demanda para esta área profissional são: Tecnologia da informação e serviços correlatos ligados à internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores.

6 - Engenheiro de dados

O que faz?

Enquanto os cientistas de dados são responsáveis pela parte mais analítica dos dados, os engenheiros são os responsáveis pela construção da infraestrutura desses dados. Este tipo de profissional tem foco na construção e manutenção de sistemas de armazenamentos e processamento de dados.

Requisitos necessários para a profissão:

Para ser um engenheiro de dados, é preciso ter familiarização com Apache Spark, Apache Hadoop, grandes bancos de dados, Apache Hive e a linguagem de programação Python.

O engenheiro de dados vai ser bastante buscado por setores como tecnologia da informação e serviços correlatos à internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores.

7 - Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O que faz?

O profissional que é especialista em IA desenvolve e pesquisa novos algorítimos com a intenção de criar sistemas inteligentes e independentes através da tecnologia e da programação.

Requisitos necessários para a profissão:

Familiarização com machine learning, deep learning, linguagem de programação Python, ciência de dados e Inteligência Artificial são os requisitos para quem deseja seguir a profissão.

Os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos à internet, desenvolvedores de software para computadores e instituições de ensino superior são os que mais devem procurar o especialista em Inteligência Artificial.

8 - Desenvolvedor em JavaScript

O que faz?

A função do desenvolvedor em JavaScript é de programar e implementar sistemas e JavaScript, uma linguagem de programação estruturada. Junto com o HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias da internet.

Requisitos necessários para a profissão:

Familiarização com React.js, Node.js, AngularJS, Git e MongoDB são os requisitos para formar um bom desenvolvedor de JavaScript.

A profissão deve ser procurada por setores de tecnologia da informação e serviços correlatos e desenvolvedores de software para computadores.

9 - Investidor Day Trader

O que faz?

Uma operação de curto prazo, o Day Trader faz a compra e venda de ativos no mesmo pregão, visando lucrar na variação de preço de forma ágil. O investidor Day Trader é o responsável por realizar negociações deste tipo.

Requisitos necessários para a profissão:

Os interessados pela área devem ter familiarização com a Bolsa de valores, análise técnica, investimentos, mercado de capitais e o investimento de curto prazo.

Segundo o LinkedIn, os investidores de Day Trader serão procurados pelos setores de serviços financeiros, mercado de capitais e gestoras de fundos de investimentos.

10 - Motorista

O que faz?

O profissional é responsável por entregar produtos e trazer mais agilidade para a operação. O motorista é essencial para a logística de qualquer companhia ou empresa.

Requisitos necessários para a profissão:

De acordo com o LinkedIn, é necessário ter familiarização com prestação de serviços a clientes, Microsoft Word, liderança, Microsoft Excel e vendas.

Os motoristas serão procurados pelos setores da internet, transportes terrestres e ferroviários e serviços de facilidades ao cliente.

11 - Consultor de investimentos

O que faz?

O consultor de vendas orienta o cliente no que se refere às suas decisões de investimento. Ele é responsável por montar uma estratégia para que o dinheiro do seu contratante venha render da maneira mais eficiente possível.

Requisitos necessários para a profissão:

Para ser um bom consultor de vendas, é preciso ter conhecimento sobre finanças em geral e saber avaliar os ativos financeiros. O profissional também estuda as características do seu cliente para depois poder traçar seu perfil de investidor.

Os setores que buscarão pelos consultores de investimentos serão os de serviços financeiros, mercado de capitais e bancos.

12 - Assistente de mídias sociais

O que faz?

O profissional desta área gera conteúdo, cria anúncios e interage com os clientes e colaboradores da empresa através das redes sociais. Como o gestor de mídias sociais, o analista também precisa estar por dentro dos dados coletados na rede social.

Requisitos necessários para a profissão:

Segundo o LinkedIn, um bom assistente de mídias sociais é aquele que tem familiarização com redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop e publicidade.

Setores de publicidade e marketing, internet e tecnologia da informação são os que mais devem buscar pelos profissionais da área.

13 - Desenvolvedor de plataforma Salesforce

O que faz?

A Salesforce é uma companhia americana. Ela é considerada como uma referência no mercado de softwares de Costumer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

O desenvolvedor desta plataforma programa, desenvolve e implementa produtos, serviços ou aplicativos baseado na Salesforce.

Requisitos necessários para a profissão:

É preciso ter familiarização com desenvolvimento em Salesforce.com, linguagem de programação Apex e Visualforce são alguns dos conhecimentos mais importantes para formar um bom desenvolvedor da plataforma.

Estes profissionais devem ser mais procurados pelos setores de tecnologia da informação e serviços correlatos à internet, desenvolvedores de software para computadores e consultoria em gestão.

14 - Recrutador especialista em tecnologia da informação

O que faz?

O recrutamento especializado, principalmente na área de tecnologia da informação, está em alta neste ano. O recrutador especializado tem que entender da área da tecnologia da informação, assim como os candidatos para assumir a posição. Isto é necessário para ter uma visão mais analítica e mais precisa na hora de fazer contratação de desenvolvedores, por exemplo.

Requisitos necessários para a profissão:

Para ser um bom recrutador, segundo o LinkedIn, é preciso que o candidato tenha familiarização com recrutamento em TI, recrutamento, entrevista, pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento.

Os profissionais desta área serão mais buscados, em 2020, pelos segmentos de tecnologia da informação e serviços correlatos à internet, recrutamento e seleção e Recursos Humanos no geral.

15 - Coach de metodologia agile

Podendo ser empregados em muitos outros projetos em equipe, os conceitos da metodologia agile foram criados também para simplificar e agilizar processos de desenvolvimento de produtos, softwares ou serviços.

O que faz?

Este profissional ajuda no treinamento de equipes usando a metodologia agile e supervisiona o desenvolvimento das pessoas na empresa, com o objetivo de garantir resultados eficazes para a companhia.

Requisitos necessários para a profissão:

Para o LinkedIn, são essenciais conhecimentos e familiarização com Kanban, metodologia Agile, Scrum, gestão de projetos e agilidade para os negócios.
Os profissionais desta área, segundo a rede social de negócios, serão buscados por setores de tecnologia da informação, desenvolvedores de software para computadores e serviços correlatos à internet.

Últimas notícias