IBGE

Indústria cortou 49 mil vagas em setembro

Quadro foi gerado principalmente pela redução de postos de trabalho no parque industrial de São Paulo

AE
AE
Publicado em 25/10/2012 às 11:14
Leitura:

A indústria cortou 49 mil vagas no País em setembro, um recuo de 1,3% no número de ocupados na atividade em relação a agosto, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (25).

Esse quadro foi gerado principalmente pela redução de postos de trabalho no parque industrial de São Paulo, que cortou também 49 mil vagas, o equivalente a uma queda de 2,6% na força de trabalho da atividade na região em setembro ante agosto.

"Qualquer resultado que a gente tenha por grupamentos de atividades tende a ter uma certa fragilidade. Precisamos esperar os próximos resultados. Eles não podem ser analisados isoladamente. É preciso saber se é por causa da amostra ou se é tendência", disse Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

No total nacional, também houve queda no emprego na construção (-0,2%), que perdeu quatro mil trabalhadores, e na atividade de serviços prestados às empresas (-0,2%), com a eliminação de oito mil vagas.

Na direção oposta, o comércio contratou 153 mil pessoas, alta de 3,7% em setembro ante agosto; o setor de educação, saúde e administração pública admitiu 26 mil funcionários (aumento de 0 7%); serviços domésticos ampliaram em 18 mil pessoas a força de trabalho (alta de 1,2%); e outros serviços tiveram expansão de 80 mil empregados (crescimento de 2,0%).

Últimas notícias