energia

Apagão atinge boa parte do Grande Recife e algumas cidades do interior de Pernambuco

Segundo as primeiras informações, o problema ocorreu em duas subestações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Bongi e Joairam (próximo ao Curado)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/12/2014 às 23:24
Deco Machado/via twitter
FOTO: Deco Machado/via twitter
Leitura:

Atualizada à 1h20 do dia 18/12/2014

Um apagão atingiu boa parte do Grande Recife e algumas cidades da Zona da mata e Agreste do Estado, a partir das 23h desta quarta-feira (17). O apagão poderá deixar parte das linhas Metrô do Recife sem funcionar ainda nesta quinta-feira.

Muitas pessoas utilizaram as redes sociais para informar que um clarão atingiu os céus da RMR e, em seguida, houve a queda de energia. Segundo as primeiras informações, o problema ocorreu em duas subestações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Bongi e Joairam (próximo ao Curado). O presidente da Chesf, Antônio Varejão, informou, às 23h45, que estava apurando a dimensão do ocorrido, e confirmou ter enviado equipes para as duas subestações.

Segundo apurou a Rádio Jornal, um cabo teria sido danificado no Bongi, causando um curto-circuito e desligando a outra subestação, a Joairam. O leitor Cleiton Melo descreveu o que ocorreu na Estação Joairam: "Moro próximo à estação e um dos fios de alta tensão de uma das torres caiu bem no meio da rua."

Apenas por volta das 0h35 os primeiros bairros que foram atingidos de forma total pelo blecaute começaram a ser abastecidos novamente com energia, a maior parte na Zona Norte do Recife.

Segundo alguns relatos de internautas nas páginas do Jornal do Commercio no Facebook (www.facebook.com/jornaldocommercioPE) e Twitter (twitter.com/jc_pe), alguns bairros tiveram apenas uma queda rápida de energia, como Campo Grande, no Recife, Rio Doce, em Olinda, e Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. Em outros, a queda foi total. Faltou energia no aeroporto.

"Deu um clarão no céu e ainda está tudo escuro na Ilha do Retiro", informou a internauta Regina Celi. Já o internauta Thiago Phelipe disse que em Olinda a falta foi pequena. "Olinda caiu a energia, ficou bem fraquinha mas voltou em questão de segundos".

Chico Porto/JC Imagem
Na madrugada de quinta, técnicos trabalhavam na estação Joairam - Chico Porto/JC Imagem
Chico Porto/JC Imagem
No Bongi pode ter se originado o incidente que provocou o clarão e os apagões - Chico Porto/JC Imagem
Deco Machado/via twitter
Apagão em Setúbal, foto enviada após a meia noite - Deco Machado/via twitter
Arnóbio Amorim/via Twitter
Boa Viagem às escuras - Arnóbio Amorim/via Twitter
Montez Junior
Leitor enviou imagem de Candeias - Montez Junior

Os relatos dos internautas apontaram falta de energia na Zona Sul do Recife (Boa Viagem, Pina, Ibura e Imbiribeira), Zona Oeste (Tejipió, Barro, Jardim São Paulo, Torre e Madalena), Zona Norte (Casa Amarela, Vasco da Gama, Casa Forte, Parnamirim, Espinheiro, Graças). Em Jaboatão dos Guararapes, faltou energia em Cavaleiro e Jaboatão Centro. Também houve relatos no Janga (Paulista), Ipojuca, São Lourenço, Limoeiro, Caruaru, Arcoverde.

Vários bares e restaurantes em Boa Viagem estavam lotados por conta das confraternizações de final de ano e precisaram fechar as portas. O Metrô do Recife também foi prejudicado e as últimas viagens não foram completadas. E como fios da estação de Joairam caíram sobre o metrô, é possível que parte do sistema fique sem funcionar nesta quinta-feira.

DE MADRUGADA

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, o apagão ainda persistia na Zona Sul e em alguns bairros da Zona Oeste, segundo informações de leitores. Boa Viagem, Pina, Jardim São Paulo, UR-7, Ibura, Imbiribeira, Jardim São Paulo, Totó, Afogados e Cavaleiros ainda estavam às escuras por volta da 1h20.

Últimas notícias