INFRAESTRUTURA

Empresa italiana construirá parque de energia solar em Tacaratu

Multinacional está se preparando para começar a construção do empreendimento

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/02/2015 às 9:05
Igor Bione/ JC Imagem
Multinacional está se preparando para começar a construção do empreendimento - FOTO: Igor Bione/ JC Imagem
Leitura:

A multinacional italiana Enel Green Power será a primeira a instalar uma planta de produção de energia solar em Pernambuco. A empresa já começou os preparativos para iniciar as obras em Tacaratu, a 453 km do Recife. O investimento será de US$ 18 milhões (cerca de R$ 36 milhões). Ela é uma das empresas que venceram o leilão de energia solar realizado pelo governo de Pernambuco em dezembro de 2013 com a finalidade de fomentar a implantação de empreendimentos de geração de energia a partir do sol.

Serão duas usinas de geração solar com a capacidade instalada de cinco megawatts (MW) cada uma. De acordo com técnicos do setor, o empreendimento poderá abastecer uma cidade com até 90 mil habitantes em um ano.
A expectativa inicial da empresa é de que os parques solares fiquem prontos seis meses depois do evento que vai marcar o início da construção do empreendimento. Ainda sem data, o evento deve contar com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e ocorrer nos próximos meses.

As usinas solares da Enel ficarão no mesmo local onde a empresa construiu o Complexo Fontes dos Ventos, um parque de geração eólica que terá a capacidade instalada de 78,8 MW. O empreendimento eólico venceu o 12º Leilão de Energia Nova promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que a energia a ser gerada já tem comprador. O parque eólico será inaugurado até outubro deste ano.

“No futuro, a tendência é de mais empresas eólicas instalem plantas de geração solar, onde houver potencial para esse tipo de empreendimento”, afirma o secretário-executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), Eduardo Azevedo. O empreendimento da Aneel será o primeiro híbrido no Estado, usando tanto o vento como o sol para produzir energia.


Com sede em Roma, a Enel Green Power é uma multinacional italiana que atua na área de energia renováveis. No Brasil, o principal escritório da empresa fica em Niterói, no Rio de Janeiro.
Mais cinco empresas devem instalar pequenas plantas solares em Pernambuco para vender a clientes do próprio Estado. Todas venceram o leilão realizado em dezembro de 2013 e estão providenciando a documentação para assinarem os contratos de venda da energia com o Governo do Estado.

A expectativa de técnicos do setor é de que a geração solar fique mais barata e, no futuro, comece a ser produzida em larga escala como ocorreu com os parques eólicos que tinham a sua energia cara, quando se implantaram as primeiras unidades no País.

Últimas notícias