TCE

Tribunal de Contas adia julgamento da Arena de Pernambuco

Decisão envolve as negociações da rescisão do contrato da Arena entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/12/2019 às 12:43
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
As apresentações serão realizadas no estacionamento da Arena de Pernambuco - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiou para a próxima terça-feira (17) o julgamento da auditoria especial da Arena de Pernambuco, marcado anteriormente para ocorrer nesta quinta-feira (12). A decisão envolve as negociações da rescisão do contrato da Arena entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht.

O relator é o conselheiro Dirceu Rodolfo, recentemente eleito presidente do TCE. Em nota, a assessoria do Tribunal informou que o julgamento será em “sessão fechada”, sem acesso do público e da imprensa. 

“Como algumas peças do processo correm em segredo de Justiça por determinação do STF, a sessão será fechada, não sendo possível o acesso do público”, diz a nota.

Arena Pernambuco

A obra foi entregue ao Governo do Estado pela empreiteira Odebrecht em junho de 2013, no governo de Eduardo Campos (PSB). Após a Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado fez uma concessão administrativa à Odebrecht, através de um consórcio, para gestão da Arena.

Em março de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) rompeu o contrato de concessão, alegando um alto custo financeiro para o Estado, mencionado, na época, em cerca de 5 milhões de reais por mês. A gestão da Arena passou para Empetur, estatal de turismo do Estado. Porém, a estatal não tem conseguido atrair muitos jogos de futebol para a Arena. Os três principais times do Estado tem priorizado seus próprios estádios, no Recife.

Em 2016, foram criados 26 cargos em comissão para administrar a Arena. Na época, o Governo do Estado chegou a dizer que pretendia privatizar novamente o estádio no prazo de seis meses, o que não ocorreu. Segundo notas posteriores do Governo, a privatização da Arena estaria em estudos de viabilidade.

Últimas notícias