Varejo

Rede GBarbosa chega ao mercado pernambucano

Primeira loja da 4ª maior rede do setor varejista será aberta em janeiro de 2012, em Olinda

Carla Seixas
Cadastrado por
Carla Seixas
Publicado em 03/05/2011 às 15:35
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

A concorrência no setor de supermercados vai aumentar na Região Metropolitana do Recife. A 4ª maior bandeira de setor – a GBarbosa – está chegando no mercado. Ela entrará em substituição a uma loja do Bompreço em Olinda, na Avenida José Augusto Moreira, Casa Caiada, cuja operação foi encerrada no final de janeiro. Existe também a expectativa de que a empresa, hoje controlada pelo grupo chileno Cencosud, parta para aquisição de redes de menor porte para ganhar presença em outros pontos.
Para se ter noção do tamanho da empresa, a bandeira GBarbosa soma 19 hipermercados, 30 supermercados, 25 revendas de eletros. Está presente com o nome GBarbosa em três Estados (Bahia, Sergipe – onde surgiu a rede – e Alagoas). É um grupo disposto a disputar consumidor até no setor de farmácias, com um total de 45 unidades do segmento. A rede foi procurada, mas não respondeu até o fechamento da edição.
Para ganhar espaço, o grupo mostrou nos últimos anos uma boa capacidade de negociar com redes de menor porte e adquiriu duas novas empresas. Uma delas foi a Bretas, com atuação em Minas Gerais. Outra, com pontos em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), cuja a bandeira é Gigo, também teve suas quatro lojas compradas pelo controlador da GBarbosa. Nesse caso, a bandeira Gigo ainda não foi oficialmente trocada pela da GBarbosa.
Seu resultado de 2010 mostra, inclusive, o efeito dessas aquisições. A empresa fechou com alta de 40,5% – a maior entre as cinco primeiras redes – no faturamento, somando um total de R$ 3,5 bilhões. No ranking geral, ela só perde para gigantes como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart (dono do Hiper Bompreço), segundo a Associação Brasileira de Supermercados. Com o resultado, a empresa está entre as cinco que detêm, juntas, 22,7% de toda a movimentação do setor de supermercados. Em 2010, todas as redes somaram R$ 200 bilhões de faturamento.
A rede GBarbosa foi fundada em 1955, em Sergipe, pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa. Na década de 80 começou sua expansão por outros Estados, entrando na Bahia. Em 2006, estreou em mais um Estado – Alagoas. Na sua base de clientes, já estão 1 milhão de pessoas que hoje possuem o cartão da bandeira para comprar produtos parcelados. Em 2007, a empresa passou a fazer parte do grupo Cencosud.

Últimas notícias