energia renovável

Chesf assina termo para geração de energia a partir de biogás

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a UPE e a UFPE recebeu um orçamento de R$ 45 milhões da Aneel

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/04/2013 às 8:57
Leitura:

A geração de energia renovável em Pernambuco começa a receber outro estímulo concreto dos órgãos estatais. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um orçamento de R$ 45 milhões para a criação de Plataforma de Valorização Energética de Resíduos e laboratório especializado em biogás. O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida, assina nesta quinta-feira (18) um termo de cooperação referente a projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)  com as reitorias da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O encontro acontece às 15h, no Teatro do Brum, Centro de Convenções, em Olinda.

A proposta prevê a implantação, operação e manutenção de quatro usinas de geração de energia elétrica a biogás - duas usinas de resíduos sólidos urbanos e duas de efluentes agroindustriais -, com capacidade total instalada de 2,4 MW, conectadas à rede de distribuição. Ainda não há previsão para o início das obras.Os efluentes agroindustriais a serem utilizados serão a vinhaça, proveniente do processamento da cana de açúcar, e a manipueira, proveniente do processamento da mandioca.

Além da Chesf e das universidades, o projeto envolve o Instituto Brasileiro de Engenharia, Inovação e Estratégia (Engine), o Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação (ITAI), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e o Governo do Estado de Pernambuco, com uma contrapartida equivalente a 13% do valor do orçamento.

Últimas notícias