Concurso

Receita abre vagas temporárias de perito

Seleção pública terá inscrição aberta no dia 3 de novembro

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/10/2014 às 4:36
Leitura:

A Receita Federal abriu seleção pública para credenciamento de peritos que ficam a postos para prestar assistência técnica na identificação e quantificação de mercadoria importada ou a exportar que passam pelas três unidades de alfândega do Recife no Porto de Suape, Porto do Recife e Aeroporto. Ao todo são 34 vagas para contrato de trabalho válido por dois anos para as funções de arqueação de navios (10 vagas), avaliação de obras de arte e antiguidades (2 vagas), gemologia (2), engenharia civil (2), engenharia naval (2), engenharia mecânica (8), engenharia elétrica (2), engenharia eletrônica (2) e engenharia química (4). 

A remuneração é paga por serviço prestado, quando os agentes da receita precisam de um parecer técnico para avaliar as cargas, que podem variar de R$ 322,54 por parecer a R$ 1.062,50 para quantificação de granéis sólidos em navios, atividade conhecida como arqueação. “A novidade este ano é a contratação de perito para obra de arte e de pedras preciosas (gemologia). Há uma demanda no Aeroporto e os agentes sentiram necessidade, pela entrada cada vez mais comum de quadros e objetos mais antigos. Às vezes pode ser um fluxo irregular de obra de arte e não uma simples bagagem, pode ser obra roubada”, disse o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Suape, Carlos Eduardo Oliveira. Para esses cargos é necessário ter formação em artes plásticas, geologia ou gemologia. Para os outros cargos também são requisitadas habilitações em engenharia mecânica, químico e outras especialidades da engenharia. 

Quem quiser ter acesso ao edital completo deve enviar e-mail para vagner.castro@receita.fazenda.gov.br ou debora.cardoso@receita.fazenda.gov.br.

Oliveira explica que o trabalho de perito nas aduanas é eventual e obedece escala de chamada, configurando uma boa oportunidade de remuneração extra para os profissionais, já que a Receita não exige exclusividade. “Só não pode ter vínculo com as empresas importadoras”, diz. As inscrições começam no dia 3 de novembro.

Confira o edital publicado no Diário Oficial da União

Últimas notícias