Mercado

Grande Recife tem maior encalhe de imóveis desde 2008

Com menos vendas que ofertas, imóveis na praça já são mais de 7 mil

Giovanni Sandes
Cadastrado por
Giovanni Sandes
Publicado em 22/10/2014 às 10:08
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Com menos vendas que ofertas, imóveis na praça já são mais de 7 mil - FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Leitura:

A quantidade total de apartamentos à venda no Grande Recife, o chamado estoque de imóveis, cresceu tanto que voltou ao mesmo nível local de antes do boom imobiliário. Com menos vendas do que o número de ofertas, o mercado chegou em agosto deste ano a 7.146 apartamentos na praça para venda e se manteve praticamente estável mês passado, caindo muito pouco, para 7.078. Desde 2003, a única vez que a região metropolitana registrou uma oferta tão alta foi em agosto de 2008, quando havia 7.161 apartamentos à espera de compradores.

Os dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV), da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), mostram que no melhor momento do boom imobiliário, nos meses de abril e julho de 2011, o número de apartamentos no mercado chegou a menos de 2.500 imóveis.

Ter uma grande quantidade de ofertas não é um problema se as vendas conseguem dar conta do recado. Mas a média do ano, até agora, está abaixo de 2012 e 2013.

De janeiro a setembro do ano passado, por exemplo, foram vendidos 5.341 apartamentos. Este ano, no mesmo período, as vendas somaram apenas 4.427 imóveis.

Considerando os apartamentos postos no mercado apenas este ano, o acumulado de lançamentos chega a 5.351 imóveis.

O grande volume de apartamentos que chega ao mercado continua a ser dos compactos. Foram 2.750 na faixa de até 50 metros quadrados (m²) e 2.747 entre 50 m² e 70 m².

Por bairros, o campeão de ofertas e vendas é o de sempre, Boa Viagem, seguido por Candeias e o Centro de São Lourenço da Mata.

Mais de 70% das vendas continuam ocorrendo na planta ou ainda na etapa de fundações das obras. A comercialização das unidades prontas chega somente a 5% do total registrado ao longo deste ano.

Últimas notícias