Reconhecimento

Jornal do Commercio leva Prêmio CNH de Jornalismo

Vencedores foram anunciados na noite desta segunda-feira (1º), em cerimônia realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/12/2014 às 22:49
Foto: Roberta Soares/JC
Vencedores foram anunciados na noite desta segunda-feira (1º), em cerimônia realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais - FOTO: Foto: Roberta Soares/JC
Leitura:

O caderno especial 20 anos do Real - O plano que nos colocou no mapa, uma parceria das editorias de Economia, Artes e Fotografia do Jornal do Commercio, ganhou o 22º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico na categoria Jornal. Os vencedores foram anunciados na noite desta segunda-feira (1º), em cerimônia realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Prêmio CNH de Jornalismo é um dos mais importantes do País.

Conforme Saulo Moreira, editor de Economia do JC, o trabalho vinha sendo pensado desde o início do ano e, já neste primeiro momento, a intenção era que toda a editoria se envolvesse com ele. “Como sabíamos que em 2014 o Plano Real completaria 20 anos, começamos a pensar em um belo projeto para lembrar a data em janeiro. Faltando cerca de três meses para o aniversário, começamos a distribuir as pautas entre os repórteres. Fizemos tudo sem pressa, com bastante planejamento”, comentou.

Composto por vários textos com uma linguagem acessível, mas sem abrir mão de realizar análises detalhadas do plano econômico, o caderno vai desde o período pré-Real, quando o Brasil sofria com a hiperinflação, até o momento de estabilidade econômica trazido pela nova moeda.

“Acho que o maior mérito desse caderno foi ter conseguido trazer o lado humano do Real, o acadêmico, o de quem foi contra, o de quem foi a favor etc, finalizando com o olhar para o futuro, mostrando os desafios que a moeda terá que enfrentar para não perder os avanços conquistados até aqui”, afirmou Moreira.

O especial sobre o Plano Real concorria com outros nove projetos na categoria em que estava inserido. Ao todo, foram distribuídos R$ 52 mil para os primeiros colocados nas três categorias existentes: Jornal, Revista e Online. Além destas, um trabalho também foi agraciado na seleção especial Excelência Jornalística.

O Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico nasceu em 1993 e se tornou um notável concurso que premia matérias e homenageia jornalistas que refletem sobre a conjuntura econômica do País com originalidade de abordagem. Durante estes 22 anos, o JC já foi agraciado com esta honraria várias vezes, com trabalhos dos repórteres Jamildo Melo, Ângela Belfort e Adriana Guarda, por exemplo.

Últimas notícias