TRABALHO

11 mil pessoas desistiram de procurar emprego na RMR

Desinteresse ajuda a manter taxa de desemprego estável

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 20/12/2014 às 8:13
Leitura:

Os resultados de novembro da Pesquisa Mensal do Emprego (PME), do IBGE, trouxeram um novo número em relação ao nível de desemprego na Região Metropolitana do Recife: 6,8% . O resultado mostra estabilidade em relação a outubro (+0,1 ponto percentual) e aumento de 0,3 p.p. sobre novembro de 2013. No entanto, essa manutenção ofusca um dado mais sério: 11 mil pessoas desistiram de procurar emprego nos últimos 12 meses e passaram a ser economicamente inativas.

Segundo o IBGE, que divulgou os dados nesta sexta-feira (19), o setor que criou mais vagas na comparação entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2013 foi o de serviços. Com exceção do segmento doméstico, os demais tiveram aumento de contratação: serviços para empresas, educação, saúde, administração pública e outros. As variações deles foram positivas entre 0,4 e 1,2 p.p. Embora não sejam representativas, compensaram setores que registraram queda, como indústria, construção, comércio e serviços domésticos.

METODOLOGIAS - Embora sejam diferentes, os dados do IBGE reforçam a estabilidade apontada pelos números divulgados pelo Dieese na quinta-feira (18). A instituição apontou taxa de desemprego de 12,4%, 0,3 p.p. acima do índice de outubro e 0,1 p.p. sobre novembro de 2013.

Coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do  Dieese, Jairo Santiago explica que a principal diferença entre as metodologias utilizadas é que o IBGE considera somente o desemprego aberto, enquanto o Dieese também considera o oculto. O aberto é quando a pessoa procurou emprego nos últimos 30 dias. Já o oculto representa o interesse em trabalhar nos últimos 12 meses.

INATIVOS - Outro ponto em que as duas instituições convergem é que seus resultados parecem não ter captado os cortes apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Este deverá ser o primeiro ano em que Pernambuco vai fechar com saldo (admissões menos demissões) negativo. Somente no mês passado, houve 12.007 demissões a mais do que o número de contratações na RMR.

Essa divergência vai muito além de uma opção de metodologia. É um problema social sério. Jairo esclarece que esse descompasso entre o alto número de demissões e a estabilidade da taxa de desemprego ocorre porque a quantidade de pessoas desempregadas caiu.

Segundo os cálculos do Dieese, 11 mil pessoas saíram do contingente da População Economicamente Ativa (PEA), que congrega quem está empregado e quem está procurando emprego. São pessoas que estão preferindo depender de suas famílias, seja porque cansaram de procurar ou porque ser sustentado por parentes tornou-se mais interessante. “Há um custo para se manter procurando emprego, da capacitação à produção para uma entrevista. Elas se desestimulam”, diz Jairo.

Últimas notícias