Celpe

Verão eleva consumo médio de energia elétrica em 10%

Aumento é justificado principalmente pela utilização de aparelhos de refrigeração para amenizar o calor e a maior permanência das pessoas nas residências

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/01/2015 às 11:09
Foto: Reprodução/Internet
Aumento é justificado principalmente pela utilização de aparelhos de refrigeração para amenizar o calor e a maior permanência das pessoas nas residências - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

O valor da conta de energia elétrica está diretamente ligado ao hábito de consumo do consumidor. Com o início do verão, a população precisa ficar atenta para não sentir no bolso os efeitos da elevação da temperatura. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) prevê um aumento médio no consumo de aproximadamente 10% em comparação com o inverno. A variação é justificada principalmente pela utilização de aparelhos de refrigeração para amenizar o calor e a maior permanência das pessoas nas residências. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática.

Segundo a Celpe, com a chegada do verão é praticamente inevitável que haja um aumento na conta em função do maior consumo de energia para atenuar o calor. É um ciclo verificado todos os anos. A concessionária explica que cada grau centígrado a mais na temperatura ambiental implica em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal de energia elétrica,  o que equivale a um mês de consumo de uma cidade do porte de Caruaru com 337.416 habitantes.

Dessa forma, para não ser surpreendido no final do mês, o consumidor deve adotar hábitos econômicos para assim evitar desperdícios sem abrir mão do conforto. A Celpe alerta que os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.

Em nome da economia, os consumidores devem resistir a tentação e não permanecer com os climatizadores e condicionadores de ar ligados por longos períodos. A manutenção e limpeza constantes desses aparelhos, além de higiênico, também contribuem para um desempenho mais econômico. A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar exigindo mais potência e, consequentemente, um maior consumo de energia. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar é uma boa alternativa de contenção de energia. Após refrigerado o ambiente, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável.

A Celpe também alerta para as geladeiras. Quando em mau estado, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, uma dica é que estes sejam instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos devem ser usados apenas quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

Como o verão estimula as pessoas a promoverem encontros e comemorações, a Celpe lembra que, no caso das churrasqueiras e grelhas, a melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. A Companhia também ressalta que o uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. Para obter uma iluminação eficiente, as lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes ou LED. Além de iluminarem melhor, economizam cerca de 80% de energia elétrica e têm durabilidade muito superior às comuns.

Para obter um consumo eficiente de energia e garantir contas livres de inconvenientes, a Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Últimas notícias